EUA prendem 100 imigrantes ilegais que estavam trabalhando em canteiros de obras na Flórida

Os imigrantes detidos são naturais de países como Colômbia, México, Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. 

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Na última semana de maio, o governo dos EUA prendeu 100 imigrantes ilegais que estavam trabalhando em canteiros de obras em Tallahassee, capital da Flórida. Autoridades federais e estaduais conduziram a ação, dentro de uma ofensiva para reforçar o cumprimento das ordens do presidente Trump contra a imigração irregular.

Os detidos são naturais de países como Colômbia, México, El Salvador, Honduras, Guatemala e Nicarágua. Eles foram presos na segunda grande ação na Flórida contra imigrantes ilegais em menos de duas semanas. A primeira operação ocorreu em The Villages e também resultou em dezenas de prisões.

Para o procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, a atuação das autoridades estaduais na semana passada está alinhada com as diretrizes federais. “Na Flórida, estamos liderando o trabalho para ajudar a Administração Trump a implementar a lei migratória federal”, declarou após a ação.

Os agentes da imigração efetuaram as prisões em obras de construção civil, como um complexo residencial próximo à Florida State University. Vários dos imigrantes detidos estavam trabalhando na construção de apartamentos Perla at the Enclave, destinados a estudantes da referida universidade.

A operação foi realizada pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) com apoio de agências estaduais e federais, como o Departamento de Aplicação da Lei da Flórida (FDLE, na sigla em inglês) e o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados (FLHSMV).

Apoiador das ações do governo Trump contra a imigração ilegal, o governador da Flórida, Ron DeSantis, destacou o papel do estado no combate à presença de imigrantes indocumentados no país. Em fevereiro deste ano ele assinou duas leis que endurecem as condições para imigrantes ilegais no estado e facilitam a aplicação da política de deportações do governo federal.

LEIA TAMBÉM:

Corinthians define prioridades de reforços e planeja saídas para a janela de transferências

Polícia Federal deflagra operação contra a entrada irregular de estrangeiros no Brasil

Brasil: PF avança em investigação sobre descontos ilegais em aposentadorias e pensões

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*