Juiz veta plano do governo Trump de vincular fundos de transporte de 20 estados à fiscalização da imigração

O juiz federal John McConnell, nomeado pelo presidente democrata Barack Obama, atendeu a um pedido de liminar de estados que seriam afetados pela medida. 

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Nesta quinta-feira (19) um juiz federal vetou um plano do governo de Trump de condicionar o repasse de verbas federais de transporte à exigência de que 20 estados governados por democratas colaborassem com a fiscalização da imigração.

John McConnell, juiz-chefe distrital em Providence, Rhode Island, atendeu a um pedido de liminar dos estados que seriam afetados, impedindo a política do Departamento de Transportes. O magistrado também disse que os estados provavelmente terão êxito no mérito de algumas ou de todas as reivindicações no processo.

A ação judicial foi movida por um grupo de procuradores-gerais estaduais democratas, sob o argumento de que o governo estaria tentando restringir ilegalmente verbas federais com objetivo de coagir os estados a aderir às duras medidas da política de imigração de Trump.

No pedido de liminar, os estados argumentaram que o secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, não tinha autoridade para determinar condições de aplicação da lei de imigração sobre os fundos que o Congresso destinou para ajudar os estados em projetos de transporte, como manutenção de estradas, rodovias e pontes.

Os estados apresentaram a ação ao juiz McConnell, nomeado pelo presidente democrata Barack Obama, após serem notificados por Duffy, em 24 de abril, sobre a possibilidade de perderem o financiamento de transporte caso não cooperassem com a lei federal de imigração, ajudando o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em seus esforços.

Jurisdições santuário

Em seu segundo mandato como presidente, iniciado em 20 de janeiro, Trump já assinou vários decretos pedindo o corte de verbas para as chamadas jurisdições santuário, que não cooperam com a política migratória. Essas cidades e estados geralmente têm leis e políticas que limitam ou impedem que a polícia local auxilie os agentes federais nas prisões de imigrantes. Os estados de Nova York, Colorado e Illinois, por exemplo, são considerados santuários.

LEIA TAMBÉM:

Cerca de 55% dos imigrantes brasileiros em Portugal dizem já ter sofrido discriminação, aponta relatório

Brasil fortalece combate ao crime na Amazônia com novo Centro de Inteligência Policial em Manaus

Time de beisebol da Califórnia impede a entrada de agentes de imigração dos EUA em seu estádio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*