Brasil: PF deflagra nova fase da Operação Tsunami contra facção armada no Vale do Rio Doce

Facção investigada teria arsenal com granadas militares, armas de uso restrito e ligação com tráfico violento na região de Minas Gerais. 

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG), sob coordenação da Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira (25) a terceira fase da Operação Tsunami, que tem como alvo uma facção criminosa fortemente armada e envolvida com o tráfico de drogas no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

A operação desta fase foi realizada no município de Governador Valadares, onde cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos com autorização da 1ª Vara Criminal da Comarca local. Durante as ações, dois homens foram presos em flagrante: um portava uma pistola equipada com mira a laser, e o outro foi encontrado com entorpecentes, munições, dinheiro em espécie e materiais usados para a preparação e distribuição de drogas.

Também foram apreendidos documentos e celulares que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros membros da organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, a facção investigada possui um alto grau de organização e periculosidade, com acesso a armamento de uso restrito, incluindo granadas de uso militar, e atua de forma violenta para manter o controle de pontos de venda de drogas na região. As fases anteriores da operação ocorreram nos municípios mineiros de Inhomi e Capitão Andrade, desde o início das investigações em 2024.

Os investigados poderão responder por crimes como:

Tráfico de drogas;

Associação para o tráfico;

Participação em organização criminosa;

Posse irregular de arma de fogo de uso restrito;

Outros delitos conexos.

A FICCO/MG é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal de Minas Gerais, atuando de maneira integrada no combate ao crime organizado no estado.

A operação reforça o compromisso das forças de segurança em desarticular organizações criminosas com grande poder bélico e atuação regional, priorizando a retomada da segurança em áreas dominadas pelo tráfico.

Leia mais

Brasil: PF desmantela esquema milionário de lavagem de dinheiro do tráfico em Mato Grosso

Governo Trump processa cidade de Nova York por obstruir políticas de imigração

OMS certifica Timor-Leste como país livre da malária

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*