Massacre em Igreja no Congo: Grupo ligado ao Estado Islâmico mata 43 fiéis durante oração noturna

Militantes apoiados pelo Estado Islâmico atacaram uma igreja católica no leste da República Democrática do Congo (RDC), matando pelo menos 43 pessoas, entre sábado e domingo. O ataque pôs fim a meses de calma na região.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Na madrugada de sábado para domingo (27/07), o grupo insurgente ADF, com ligações ao Estado Islâmico, invadiu uma igreja católica na cidade de Komanda, na província de Ituri, nordeste da República Democrática do Congo, e executou um massacre durante uma reunião de oração. Segundo o exército congolês, 43 pessoas foram brutalmente assassinadas, entre elas 19 mulheres, 15 homens e 9 crianças.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) confirmou ainda que várias pessoas foram sequestradas, enquanto casas e comércios foram incendiados, aprofundando a crise humanitária em uma das regiões mais instáveis do mundo.

Vivian van de Perre, representante especial adjunta da ONU no país, classificou o ataque como “repugnante” e uma grave violação dos direitos humanos e do direito internacional humanitário.

Segundo as autoridades locais, este foi o primeiro grande atentado na região de Ituri após meses de aparente calmaria. Em fevereiro, o mesmo grupo matou 23 pessoas em Mambasa, também na mesma província.

O exército congolês descreveu o atentado como um “massacre em grande escala”, acusando a ADF de atacar civis inocentes como forma de espalhar o terror e vingar-se da população.

A violência armada no leste da RDC continua sendo alimentada por disputas pelo controle de riquezas minerais como ouro, coltan e cobalto. Estima-se que mais de 130 grupos armados operem no país, tornando a região uma das mais perigosas do mundo.

Um cessar-fogo entre as forças congolesas e o grupo rebelde M23 havia sido acordado no último dia 19 de julho, mas o novo ataque do ADF reacende temores de uma nova onda de violência.

 

 

🌐 LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/07/justica-dos-estados-unidos-determina-fianca-para-imigrante-deportado-por-engano-que-voltou-ao-pais/

https://gnewsusa.com/2025/07/secas-severas-colocam-em-risco-a-saude-publica-e-seguranca-alimentar-no-brasil-e-no-mundo-alerta-relatorio-da-onu/

https://gnewsusa.com/2025/07/governo-lula-oficializa-posicao-contra-israel-e-adere-a-processo-internacional-na-onu-por-genocidio/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*