
Operação Navalha mira grupo criminoso que movimentava milhões em bens, dinheiro vivo e armas em cinco cidades paulistas.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP/PM), deflagrou na manhã desta terça-feira (29/7) a Operação Navalha, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas no estado de São Paulo.
A ofensiva policial resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, Agudos e Jardinópolis. Os alvos da operação eram indivíduos apontados como integrantes do núcleo financeiro da organização, responsável por ocultar e movimentar recursos obtidos de forma ilícita.
Durante as ações, foram apreendidos cerca de R$ 1 milhão em espécie, parte desse montante em moeda estrangeira, além de armas de fogo, veículos de luxo e joias de alto valor. A Justiça também determinou o sequestro de imóveis e o bloqueio de bens dos investigados, em um total que pode alcançar R$ 20 milhões.
As investigações indicam que o grupo atuava de forma estruturada para transformar lucros do tráfico de drogas em patrimônio legalizado, por meio da aquisição de bens e simulação de atividades comerciais. Os principais líderes da organização foram presos durante as buscas, o que representa um duro golpe contra as finanças do crime organizado na região.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A Polícia Federal destacou que a apuração continua em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos e mapear toda a estrutura financeira do esquema.
A Operação Navalha reforça o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento ao crime organizado e à corrupção, especialmente no combate ao uso de estruturas empresariais e financeiras para mascarar atividades ilegais.
Leia mais
Brasil: Polícia prende foragido condenado por homicídio que vivia com identidade falsa no Piauí
Conmebol divulga calendário das finais da Libertadores e Sul-Americana de 2026
Léo Jardim sofre contusão após expulsão polêmica contra o Inter e divulga laudo médico
Faça um comentário