O homem gesticulou pedindo ajuda a um oficial da Marinha sul-coreana e ao ser resgatado disse que queria desertar para a Coreia do Norte.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A Coreia do Sul resgatou e deteve um desertor da Coreia do Norte que atravessou a fronteira marítima entre os dois países nadando, aparentemente amarrado a um isopor. As autoridades de Seul divulgaram a informação nesta quinta-feira (7).
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul comunicou que o norte-coreano conseguiu atravessar a nado a fronteira na costa oeste da Península Coreana em 30 de julho. Ele passou pela fronteira conhecida como Linha de Limite Norte, que já serviu como rota para outros desertores norte-coreanos. Geralmente os que fogem do regime comunista nadam até a Ilha Ganghwa, na Coreia do Sul.
Nesse caso mais recente, o fugitivo da Coreia do Norte gesticulou pedindo ajuda e disse ao oficial da Marinha sul-coreana que o interrogou, que desejava desertar para a Coreia do Sul. Seul informou que a operação durou 10 horas, com o homem sendo resgatado por volta das 4h do dia 31 de julho.
Deserções da Coreia do Norte
Localizada a apenas 10 quilômetros da fronteira marítima entre as Coreias do Norte e do Sul, cercada pelo mar por todos os lados, a Ilha Ganghwa é um dos territórios sul-coreanos mais próximos da Coreia do Norte.
Desde que a península foi dividida pela guerra de 1950, dezenas de milhares de norte-coreanos fugiram para o Sul. Muitos deles cruzaram primeiro a fronteira norte por terra, indo para a China e depois para um terceiro país, como a Tailândia.
As deserções pela fronteira terrestre das Coreias são raras, porque a área densamente florestada possui muitas minas explosivas, além de ser vigiada por soldados de ambos os lados.
LEIA TAMBÉM:
Agentes da Patrulha da Fronteira usam caminhão alugado em operação de imigração em Los Angeles
Brasil: PF deflagra Operação Dumb Money contra esquema milionário de pirâmide financeira
Deputada do PT empurrou e desferiu um soco em Nikolas Ferreira durante sessão na Câmara; veja vídeo

Faça um comentário