Preso em Massachusetts, Sanfoneiro Marcelo Calazarte é deportado dos Estados Unidos

O músico já se encontra no Brasil, reunido com familiares em Belo Horizonte-MG, após passar 95 dias detido no território norte-americano.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Na última quarta-feira (13), as autoridades de imigração dos Estados Unidos deportaram o sanfoneiro brasileiro Marcelo Calazarte, preso em maio deste ano no estado de Massachusetts. Ele já se encontra no Brasil, reunido com familiares em Belo Horizonte-MG, após passar 95 dias detido no território norte-americano.

O músico relata que sua prisão nos EUA aconteceu no momento em que se dirigia ao trabalho, mesmo não sendo alvo de operação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Os agentes procuravam um amigo dele, mas como não o encontraram, acabaram prendendo o sanfoneiro, que também estava em situação irregular no país.

Mesmo sem antecedentes criminais e ordem prévia de deportação, Calazarte teve a fiança negada com base na lei 235, embora os familiares do mineiro afirmem que havia documentação comprovando a possibilidade desse benefício. A família acredita que o pedido foi rejeitado porque o advogado demorou 40 dias para apresentar a justificativa.

O sanfoneiro narra que viveu situações humilhantes durante o período em que esteve preso nos EUA e chegou a pedir a deportação voluntária. Mesmo após conseguir poder retornar ao Brasil, diz que seu sofrimento continuou na viagem de avião, passando as 26 horas do voo algemado nas mãos, pés e cintura.

Campanha solidária

Em maio, após a notícia da prisão de Calazarte repercutir entre a comunidade brasileira em Massachusetts, amigos dele promoveram o “Marmita Solidária”, com objetivo de arrecadar recursos para os custos legais do processo. A campanha arrecadou US$ 4 mil e custeou os honorários advocatícios.

O brasileiro agradeceu a todos que contribuíram com a campanha, mas afirma que se sentiu lesado em sua defesa, considerando que o valor arrecadado é bastante significativo. Ele afirma que não teve o apoio que deveria receber.

LEIA TAMBÉM:

Risco do vírus do Nilo Ocidental sobe para nível alto em Boston e cidades vizinhas

Show de Flaco e Vitor Roque: Palmeiras goleia o Universitario e se aproxima das quartas da Libertadores

EUA enviam tropas ao sul do Caribe para combater cartéis e o governo de Maduro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*