
Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças alerta que vírus transmitidos por mosquitos, como Nilo Ocidental, dengue e chikungunya, podem se tornar endêmicos no continente diante do aquecimento climático
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) emitiu um alerta nesta semana sobre a ameaça crescente de doenças transmitidas por mosquitos, que devem deixar de ser eventos sazonais e passar a compor o “novo normal” no continente.
Com a chegada de verões mais longos e intensos, impulsionados pelas mudanças climáticas, aumentam as condições favoráveis para a circulação de vírus como Nilo Ocidental, dengue e chikungunya, registrados em escala preocupante já em meados de 2025.
Segundo especialistas em saúde e clima, a disseminação dessas doenças — consideradas potencialmente fatais e sem vacinas ou tratamentos específicos disponíveis — pode transformar surtos localizados em um problema endêmico e persistente na Europa.
Embora novas para grande parte da população europeia, elas são velhas conhecidas de países tropicais como o Brasil, que há décadas enfrenta epidemias recorrentes desses vírus.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário