Brasil e Uruguai reforçam cooperação em saúde com vacinação nas fronteiras

Foto: Getty Images
Países reativam a Comissão Binacional de Saúde e realizam ação conjunta de imunização na “Fronteira da Paz”, entre Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (UY)
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA

O Brasil e o Uruguai reativaram a Comissão Binacional de Saúde na Fronteira, mecanismo estratégico de integração dos serviços sanitários entre os dois países. A retomada ocorreu durante encontro entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra uruguaia Cristina Lustemberg, em Rivera, e marcou o início de uma mobilização conjunta para ampliar a vacinação em áreas de fronteira do Mercosul.

Mobilização binacional de vacinação

Entre os dias 26 e 28 de agosto, os ministérios da Saúde do Brasil e do Uruguai promovem uma ação para imunizar moradores e migrantes na chamada “Fronteira da Paz”, entre Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (UY). Todas as vacinas dos calendários nacionais de ambos os países estão sendo disponibilizadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, manter o status do Brasil como país livre do sarampo e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis.

Números da vacinação no Brasil e no Rio Grande do Sul

Em 2025, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 204,9 milhões de doses de vacinas em todo o país, sendo 117,8 milhões aplicadas até agora.

No Rio Grande do Sul, foram enviadas 9,6 milhões de doses, das quais 6,5 milhões já foram aplicadas. Os índices em Sant’Ana do Livramento são elevados: BCG (96,69%), Hepatite B após 30 dias (95,59%), DTP (92,56%), Poliomielite (93,39%) e Meningo C (90,08%).

Investimentos do governo federal

Desde 2024, o governo federal destinou R$ 12 bilhões para a aquisição de imunobiológicos e outros R$ 300 milhões para a Estratégia Vacinação nas Escolas, voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos.

Desafios e cooperação em saúde

A Comissão Binacional de Saúde na Fronteira (CBSF) reúne autoridades sanitárias, profissionais de saúde, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil para debater e implementar ações conjuntas.

Entre os desafios discutidos estão o atendimento recíproco em casos de urgência e emergência e o acesso a serviços de saúde mesmo sem acordos jurídicos formais entre os países.

Cooperação regional fortalecida

Com a retomada da comissão e a mobilização de vacinação, Brasil e Uruguai reforçam a integração regional em saúde, priorizando a imunização e a cooperação dos serviços públicos em áreas de fronteira.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/08/stjd-marca-julgamento-de-bruno-henrique-por-manipulacao-de-apostas-recurso-da-defesa-sera-analisado/

https://gnewsusa.com/2025/08/jean-lucas-e-convocado-por-ancelotti-para-substituir-joelinton-na-selecao/

https://gnewsusa.com/2025/08/athletico-e-corinthians-abrem-confronto-decisivo-por-vaga-na-semifinal-da-copa-do-brasil/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*