Governo Lula expulsa fazendeiros do Amazonas e toma rebanho de gado

Fazendeiros dos municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, no Amazonas, estão tendo seus gados levados em caminhões do IBAMA, com auxílio da PF.

O governo disse que, quem fosse notificado, teria cinco dias para regularizar, corrigir, prestar esclarecimentos.

Os produtores estão desesperados por terem todo o seu gado apreendido. O governo federal é obrigado a notificar previamente os proprietários para que façam a remoção dos animais no prazo estabelecido pela autoridade competente.

Segundo o advogado ambiental Vinícius Borba, a possibilidade da apreensão do gado tem levado muitos produtores rurais a procurá-lo nos últimos dias.

“Os produtores estão desesperados com essa possibilidade de terem todo o seu gado apreendido. Embora haja previsão legal, como se vê no artigo 103 do decreto 6.514/2008, entendemos que o governo federal não tem moral, muito menos segurança jurídica para promover tais apreensões de animais neste momento”.

Uma das notificações, encaminhadas inclusive pelo Ibama de Rondônia, foi entregue ao fazendeiro João Bosco Nali, residente no km 12 da Transamazônica (BR-263), situado em Santo Antônio do Matupi, distrito do município amazonense de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus).

De acordo com o Ibama quem for notificado terá cinco dias para regularizar, corrigir, prestar esclarecimentos ou apresentar documentos que comprovem a legalidade da propriedade rural e da de área de pastagem dos animais.

Em depoimento, Dário se mostrou revoltado com a situação e espera que a mesma seja revertida. “Boa tarde, Brasil! É com imensa tristeza no coração, que eu, Dário do agronegócio, produtor rural do sul do Amazonas, venho comunicar as autoridades do Brasil, que hoje lá no Santo Antônio o IBAMA está juntamente com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal estão numa fazenda para confiscar 2.400 cabeças de gados. Meu povo, nosso presidente João Figueiredo falou ‘eu vou assinar para essa porra do PT, essa desgraça virar partido, para vocês tirar esse partido, senão vai ter derramamento de sangue’. A guerra começou, a implantação do comunismo começou. Vai ter guerra e o povo não vai aceitar. Infelizmente eu não tô lá hoje, mas eu gostaria de estar lá para participar desta guerra. Autoridades do Brasil, se vocês puderem fazer alguma coisa, façam. Porque esse gado de lá não sai e essa é a minha opinião. Essa desgraça desse presidente Lula, desse comunismo infeliz, tomaram a nossa política nacional brasileira, mas, eu acredito, que o povo do Brasil vai se levantar com a Direita”, concluiu.

 

________________________________

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*