
Proposta prevê decisão em campo neutro no encerramento da temporada nacional; outras fases manteriam confrontos de ida e volta
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avalia alterar o formato da Copa do Brasil a partir de 2026, com a adoção de uma final em jogo único, possivelmente disputada em campo neutro. A medida integra um pacote de mudanças no calendário do futebol nacional, que será anunciado oficialmente nesta quarta-feira (1º).
Segundo a proposta em análise, a competição passaria a ter jogos únicos nas fases iniciais, até os 16 avos de final, fase em que os clubes da Série A entram na disputa. A partir das oitavas de final até as semifinais, os confrontos seguiriam com partidas de ida e volta. A grande final encerraria o calendário da temporada, consolidando-se como o último jogo do ano.
A iniciativa visa enxugar o calendário brasileiro em 2026. A CBF pretende reduzir o número de datas disponíveis, tanto para torneios nacionais quanto para os estaduais, que também sofrerão alterações: os campeonatos regionais deverão ser realizados em, no máximo, 11 partidas.
Dirigentes da CBF e representantes de federações estaduais participam na proxima terça-feira (30) de uma reunião virtual para deliberar sobre o calendário oficial do próximo ano. A decisão sobre o formato da Copa do Brasil faz parte dessas definições.
Em 2025, a final da Copa do Brasil já está programada para ocorrer no fim da temporada, em razão do calendário ajustado pela CBF para permitir a participação de clubes brasileiros no novo Intercontinental da FIFA, que será disputado no Catar a partir de 10 de dezembro. Palmeiras e Flamengo são candidatos à vaga, caso conquistem a Conmebol Libertadores.
Além da Copa do Brasil e dos estaduais, há previsão de ajustes nas Copas Verde e do Nordeste, e a Série D poderá ser ampliada de 64 para 96 equipes.
A CBF também pressiona a Conmebol para converter duas vagas brasileiras nas fases preliminares da Libertadores em acessos diretos à fase de grupos, proposta que enfrenta resistência por parte da entidade sul-americana.
Leia também:
Flamengo vence Corinthians de virada e dispara na liderança do Brasileirão
Bragantino e Santos empatam em duelo intenso com virada e emoção até o fim
PF e autoridades lançam ações contra fraudes em competições esportivas
Faça um comentário