Brasileiro é recapturado após fugir de centro de detenção do ICE nos Estados Unidos

Ernando Elias Orelio, de 38 anos, escapou pelo telhado de unidade federal em Buffalo, no estado de Nova York, e foi localizado após operação das autoridades americanas

Por Chico Gomes | GNEWSUSA 

O brasileiro Ernando Elias Orelio, de 38 anos, foi recapturado pelas autoridades dos Estados Unidos após fugir do Centro de Detenção Federal de Buffalo, unidade administrada pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE, na sigla em inglês), no estado de Nova York.

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a fuga ocorreu no início deste mês. Orelio teria conseguido escapar das dependências do centro de detenção utilizando o telhado da estrutura, o que mobilizou imediatamente forças de segurança federais e locais para sua localização.

Após o desaparecimento ser constatado, as autoridades iniciaram uma operação de busca que envolveu diferentes órgãos de segurança. Dias depois, o brasileiro foi encontrado e preso novamente, retornando à custódia das autoridades migratórias norte-americanas.

O caso ganhou repercussão nos Estados Unidos por envolver uma fuga considerada incomum dentro de uma instalação federal voltada à detenção de imigrantes. O episódio também levantou questionamentos sobre os protocolos de vigilância e segurança adotados no local, que abriga pessoas sob custódia do sistema migratório americano.

Segundo o Departamento de Justiça, além de responder às questões relacionadas à sua situação migratória, Orelio poderá enfrentar acusações adicionais em decorrência da fuga. As autoridades não divulgaram detalhes sobre o local onde ele foi encontrado nem sobre possíveis pessoas que tenham auxiliado sua evasão.

O Centro de Detenção Federal de Buffalo é uma das unidades utilizadas para manter sob custódia estrangeiros que aguardam decisões judiciais ou processos relacionados à imigração. Casos de fuga dessas instalações são considerados raros e costumam resultar em investigações internas para apurar eventuais falhas de segurança.

Até o momento, o governo norte-americano não divulgou novas informações sobre o andamento do caso ou sobre a situação jurídica do brasileiro. As investigações seguem em andamento.

LEIA TAMBÉM:

Preços altos dos ingressos fazem astro da NFL assistir à Copa do Mundo em casa

Construção civil alerta para alta de custos com possível fim da escala 6×1

Neymar volta a treinar com o grupo, mas deve começar no banco contra a Escócia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*