Sérgio Moro se alinha a Zelensky e critica posição de Lula sobre a Ucrânia

Senador declara apoio à luta pela soberania ucraniana e repudia guerra de agressão da Rússia.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Em uma demonstração de apoio direto à Ucrânia, o senador Sérgio Moro (União Brasil) reforçou, na última sexta-feira (29), que a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao conflito não reflete a opinião da maioria dos brasileiros. Durante a conferência internacional “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”, realizada em Kiev, Moro destacou: “A posição de Lula não nos representa”.

O encontro, que reúne representantes de várias nações para discutir cooperação e solidariedade em tempos de crise, contou com a participação de uma delegação brasileira formada pelos senadores Magno Malta (PL), Damares Alves (Republicanos) e o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL). Durante sua fala, Moro deixou claro seu posicionamento ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Viemos, a delegação brasileira, à Ucrânia dizer, com clareza solar, que a população brasileira apoia a sua causa e que é contra a guerra de agressão promovida pela Rússia. A Ucrânia, hoje, luta por sua soberania e pelo mundo livre”, afirmou Moro em suas redes sociais.

Lula em rota de colisão

A postura de Lula em relação ao conflito russo-ucraniano tem sido alvo de críticas por priorizar uma abordagem diplomática que evita o envio de armas e propõe diálogos de paz mediadas por países como o Brasil e a China. Em setembro, essa posição foi duramente questionada por Zelensky, que considerou as propostas distantes da realidade enfrentada pela Ucrânia.

Enquanto Lula evita adotar um tom mais firme, lideranças conservadoras como Moro têm assumido uma postura de condenação às ações russas e reforçado apoio à resistência ucraniana. A visita da delegação brasileira a Kiev simboliza essa aproximação, deixando evidente o distanciamento entre o discurso presidencial e as opiniões de outros representantes brasileiros.

Leia mais

Milei completa um ano na Presidência com avanços e desafios

Israel elimina terrorista do Hamas vinculado a ONG americana

Quadrilha invade agência da Caixa em São Gonçalo e furta R$ 800 mil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*