
Governo Milei amplia controle na região de Misiones e planeja novas medidas para fortalecer soberania nacional.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
O governo argentino anunciou um novo reforço na segurança de sua fronteira com o Brasil, especificamente na província de Misiones. A medida faz parte da estratégia da gestão de Javier Milei para intensificar o controle territorial e combater atividades ilegais. O anúncio foi feito pela ministra da Segurança, Patricia Bullrich, nesta terça-feira (28).
A decisão vem logo após a confirmação de que a Argentina construirá uma cerca na fronteira com a Bolívia, medida que gerou reações do governo boliviano.
Bullrich, no entanto, defendeu a necessidade de endurecer o controle de entrada no país.
“Além da Bolívia, planejamos expandir [o muro] para outros pontos de fronteira. Agora, vamos para a fronteira em Misiones com o Brasil, que é uma fronteira onde se entra no país a pé em muitos lugares, e onde tivemos assassinatos e problemas”, afirmou a ministra em entrevista a uma rádio local.
A área de Bernardo de Irigoyen, que faz divisa com Dionísio Cerqueira (SC), será um dos focos do governo na ampliação das ações de segurança. Segundo Bullrich, a diferença cambial entre Brasil e Argentina tem intensificado a circulação de produtos e pessoas, aumentando a necessidade de vigilância mais rígida.
Embora ainda não tenha detalhado o plano completo, o governo Milei segue comprometido com a defesa das fronteiras, garantindo maior controle migratório e impedindo a entrada de criminosos.
O presidente argentino tem se inspirado em políticas eficazes de controle, como as aplicadas pelos Estados Unidos sob a liderança de Donald Trump.
A decisão reforça o compromisso da atual administração em proteger a soberania da Argentina, evitando problemas de segurança pública e fortalecendo o Estado contra a imigração irregular e o tráfico de mercadorias. Ao seguir exemplos de políticas bem-sucedidas em controle migratório, a Argentina busca fortalecer suas instituições e garantir que suas fronteiras sejam protegidas de maneira eficaz e organizada.
Leia mais
Britânica usava perucas para se passar por imigrantes em exames de naturalização
Morte de influenciadora Anna Polly em Nova Iguaçu: polícia investiga acidente ou crime no Brasil
Jovem brasileiro desaparece durante viagem ao Japão e família busca respostas
Faça um comentário