Fluminense reclama de arbitragem após derrota e exige imparcialidade na final do Carioca

Foto: Lucas Merçon.
O clube tricolor critica expulsão de Freytes e postura do árbitro Yuri Elino, pedindo um tratamento justo para a final decisiva contra o Flamengo no Maracanã.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Fluminense emitiu uma nota oficial contundente na última quinta-feira (13) contestando veementemente a arbitragem de Yuri Elino na partida de ida da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, finalizada com vitória rubro-negra por 2 a 1. O clube tricolor não apenas critica a condução da partida, mas também solicita explicitamente uma arbitragem imparcial na partida decisiva de volta, a ser comandada por Bruno Arleu de Araújo.

O principal foco da contestação é a expulsão do zagueiro argentino, Freytes. A súmula do jogo aponta um “golpe” de Freytes em Luiz Araújo como justificativa para o cartão vermelho.

O Fluminense, no entanto, alega que as imagens do lance demonstram que o relato na súmula está completamente distorcido da realidade, o que configura um erro grave de interpretação por parte do árbitro. A nota oficial do clube destaca que “o relato na súmula, se revela absolutamente distante da realidade”.

Além da expulsão de Freytes, o Fluminense também questiona a postura do árbitro em relação a Luiz Araújo em um momento de confusão pós-jogo. Um vídeo viralizado nas redes sociais, com uma leitura labial feita pelo dublador Gustavo Machado, mostra o árbitro pedindo “calma” a Araújo, aparentemente evitando que o atacante do Flamengo recebesse um cartão vermelho.

Essa situação, segundo o Fluminense, evidencia um tratamento diferenciado e questionável por parte da arbitragem. A nota oficial afirma que chamou atenção “o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso”.

O clube carioca não se limita a apontar erros individuais, mas critica a aplicação inconsistente de critérios ao longo de toda a partida. A nota oficial afirma que a arbitragem “cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos lances do jogo, especialmente na aplicação de cartões”.

Por fim, o Fluminense expressa sua expectativa de que o árbitro Bruno Arleu de Araújo conduza o jogo da volta com total imparcialidade e aplicação justa das regras, conforme esperado em uma competição de alta magnitude no futebol brasileiro. O clube busca garantir um ambiente de jogo justo e equitativo para a definição do título carioca.

Cenário para o jogo de volta:

O Flamengo, com a vantagem do resultado do jogo de ida, sagra-se campeão em caso de vitória ou empate no Maracanã, no domingo (16) às 16h. O Fluminense precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por dois ou mais gols para conquistar o título no tempo regulamentar.

Confira a nota oficial do Fluminense

“O Fluminense FC, após ter acesso à súmula da partida realizada ontem pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, vem a público afirmar que, mesmo sem interferência direta no resultado da partida, a arbitragem cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos lances do jogo, especialmente na aplicação de cartões.

Chama ainda mais atenção o relato na súmula para a expulsão do zagueiro Freytes, após o fim da partida, sob a justificativa de que o atleta teria “golpeado” o adversário Luiz Araújo com o antebraço, o que, como se pode concluir das imagens do episódio, se revela absolutamente distante da realidade. Aliás, chamou atenção também o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso.

Esperamos que, no segundo jogo da final, o Sr. Bruno Arleu de Araújo, árbitro FIFA e com experiência em muitos jogos decisivos, conduza a partida com imparcialidade e a aplicação uniforme das regras, como se espera em uma grande competição do futebol brasileiro”

Leia também:

LeBron James sofre lesão e desfalca os Lakers por duas semanas

Dois homens são indiciados por morte de três torcedores dos Chiefs

Basquete de Luto: morre Oliver Miller, ex-pivô da NBA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*