
Os Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e de Ginástica Rítmica são mais um grande evento da modalidade que será sediado no Brasil.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
O Brasil foi escolhido como sede dos próximos Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, que acontecerão em 2026. A decisão foi oficializada na assembleia geral da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG), encerrada nesta segunda-feira (16).
A escolha reforça o protagonismo do país na organização de grandes eventos esportivos e integra a estratégia da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), segundo o presidente Henrique Motta.
“Queremos manter o Brasil como referência internacional na ginástica e incentivar ainda mais o carinho do público pela modalidade. Trazer competições de peso é uma forma de aproximar as pessoas dos nossos talentos e inspirar novas gerações”, destacou Motta.
Antes disso, o Brasil já se prepara para um outro grande marco: o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2025. A cidade-sede, inclusive, já entrou no clima com a realização do Campeonato Brasileiro no último fim de semana — evento que serviu como teste para o Mundial.
O torneio nacional foi realizado na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, e consagrou a finalista olímpica Bárbara Domingos como campeã do individual geral, com 113.450 pontos. O pódio foi completado por Geovanna Santos da Silva (105.350) e Ana Luísa Neiva (104.200).
Com a confirmação dos Pan-Americanos de 2026, o Brasil reafirma seu papel de destaque na ginástica continental — tanto dentro quanto fora das quadras.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário