
Segundo o FBI, a cientista teria enviado, meses atrás, materiais biológicos relacionados a vermes para um laboratório da Universidade de Michigan, sem as permissões necessárias.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Uma cientista chinesa foi detida ao desembarcar no aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, acusada de contrabandear material biológico, segundo autoridades norte-americanas. Este é o segundo caso semelhante envolvendo pesquisadores da China em menos de uma semana.
De acordo com o FBI, a pesquisadora, vinculada à Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, enviou anteriormente amostras relacionadas a vermes para a Universidade de Michigan, sem cumprir os trâmites legais exigidos para a importação desse tipo de material. “As diretrizes para trazer materiais biológicos aos EUA com fins de pesquisa são rigorosas, mas bem definidas. Violações como essa prejudicam o trabalho de outros acadêmicos estrangeiros que seguem as regras”, afirmou John Nowak, representante da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.
A cientista chegou ao país no domingo para participar de um projeto na Universidade de Michigan. No entanto, segundo as autoridades, ela já havia enviado anteriormente remessas suspeitas, incluindo um envelope escondido dentro de um livro, que foram interceptadas entre o ano passado e o início deste ano.
O FBI não confirmou se o material apreendido representava algum risco à saúde ou à segurança, mas o procurador Jerome Gorgon Jr. classificou o caso como uma ameaça à segurança nacional. Para o biólogo Michael Shapira, da Universidade da Califórnia, embora o material não pareça perigoso, “há regras claras para o envio de qualquer substância biológica”.
O caso acontece dias após dois outros cientistas chineses serem acusados de tentar contrabandear um fungo tóxico para os EUA. Um deles foi deportado no ano passado, enquanto o outro, também ligado à Universidade de Michigan, está preso.
A pesquisadora detida no domingo segue sob custódia e deve comparecer a uma audiência de fiança na quarta-feira.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário