
Trump declarou que pode permitir a permanência de imigrantes nas fazendas, desde que os fazendeiros se responsabilizem por eles.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Após uma grande redução da mão de obra na agricultura nos últimos meses, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (3) que está disposto a permitir que imigrantes de fazendas permaneçam no país, caso os fazendeiros para quem trabalham se responsabilizem por eles.
“Se um fazendeiro estiver disposto a se responsabilizar por essas pessoas de alguma forma, temos que dizer que isso é bom, certo?”, declarou Trump durante evento no Iowa, estado do Centro-Oeste americano onde a agricultura é a atividade econômica de maior pujança.
O presidente disse que está trabalhando com o Departamento de Segurança Interna (DHS) no sentido de ajudar os fazendeiros que dependem da força de trabalho de imigrantes para as atividades nas safras. Ele ressaltou que não vai executar uma política que “tire todos os trabalhadores das fazendas”.
Queda do número de trabalhadores no campo
Agricultores dos EUA têm relatado uma queda no número de trabalhadores no campo como resultado de operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), atendendo as diretrizes da política migratória do governo federal.
De acordo com Douglas Holtz-Eakin, ex-diretor do Escritório de Orçamento do Congresso e membro do Partido Republicano, estima-se que 80% dos trabalhadores da agricultura nos Estados Unidos são estrangeiros e quase a metade está em situação irregular no país. A perda dessa mão de obra pode afetar os preços dos alimentos.
Os fazendeiros dizem que 70% dos trabalhadores no campo foram embora, o que impacta diretamente na colheita da safra, que corre o risco de estragar em questão de dias. Eles salientam que os norte-americanos não querem fazer o trabalho e isso pode levar produtores a decretar falência no pior dos casos.
LEIA TAMBÉM:
Brasil registra alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, alerta Fiocruz
Paciente com ELA volta a se comunicar com a própria voz graças a chip cerebral inovador
Faça um comentário