
Petróleo Brent e WTI registram declínios de até 1% enquanto mercado avalia demanda de combustível e expectativas de política monetária do Federal Reserve
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Os preços do petróleo caíram até 1% nesta terça-feira, influenciados pela persistente inflação nos Estados Unidos, que sugere uma manutenção prolongada das taxas de juros elevadas, pesando sobre a demanda do consumidor por combustíveis. O petróleo Brent registrou uma queda de 83 centavos, ou 1%, fechando a 82,88 dólares o barril, enquanto o petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) para junho recuou 54 centavos, ou 0,7%, para 79,26 dólares. O contrato mais ativo de julho do WTI caiu 64 centavos, fechando a 78,66 dólares.
Phil Flynn, analista do Price Futures Group, destacou que o mercado está focado na demanda de gasolina nos EUA, que mostra sinais de redução devido à inflação. Flynn acrescentou que, a menos que esse cenário mude, as perspectivas podem permanecer sombrias para o mercado.
Apesar da aproximação do feriado do Memorial Day, que marca o início da alta temporada de viagens de verão nos EUA, os preços da gasolina no varejo caíram pela quarta semana consecutiva, para 3,58 dólares o galão, conforme informado pela Administração de Informação de Energia (EIA).
Os investidores aguardam a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, a ser divulgada na quarta-feira, juntamente com os dados semanais dos estoques de petróleo dos EUA. Tim Snyder, economista da Matador Economics, sugeriu que um pequeno declínio nos estoques poderia ajudar a elevar os preços de volta para a faixa de 78,50 a 80 dólares o barril.
Os comentários recentes de autoridades do Fed indicam que as taxas de juros devem permanecer altas por mais tempo do que o esperado pelos mercados, o que tem contribuído para a pressão sobre os preços do petróleo.
Do lado da oferta, o enfraquecimento do prêmio de risco geopolítico resultante da guerra em Gaza não forneceu muito suporte aos preços. A morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero, também não teve impacto significativo no mercado. Flynn observou que o mercado parece ter retirado parte do prêmio de risco geopolítico, uma vez que os eventos em Gaza não estão impactando a oferta ou a demanda de petróleo.
Leia mais
Casal Líbio-Brasileiro inocentado de tráfico internacional de drogas na Turquia
Defesa de Carla Zambelli reforça inocência e pede adiamento de julgamento
Polícia Federal e GAECO deflagram operação fogo amigo para combater venda ilegal de armas e munições
Faça um comentário