Como uma jovem de Minas Gerais enfrentou adversidades e reinventou sua vida nos Estados Unidos, encontrando sucesso e felicidade.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Nossa Mente Milionária desta semana é Helem Cristian, uma mineira natural de Ipatinga, MG, que cresceu na cidade de Belo Oriente, MG. Desde muito jovem, Helem demonstrou uma responsabilidade ímpar, começando a trabalhar como babá aos 12 anos de idade. Sempre dedicada, sua trajetória de vida é marcada por desafios e superações que a transformaram na mulher forte e bem-sucedida que é hoje.
Aos 18 anos, Helem se casou pela primeira vez, tendo um filho, Igor, hoje com 21 anos. Após um relacionamento de sete anos, ela se casou novamente em 2012 com um cidadão americano e se mudou para Joinville, SC. Foi lá que Helem descobriu sua paixão pela área da beleza, iniciando sua carreira como manicure em um salão que abriu com o então marido. No entanto, o alcoolismo do ex-marido trouxe muitos problemas, levando à venda do salão e à mudança para Balneário Camboriú, SC.
Em Balneário Camboriú, Helem buscou ajuda psicológica para o marido, sem sucesso. Determinada, ela se especializou em extensão de cílios, enfrentando as dificuldades de um mercado ainda pouco desenvolvido. Em 2014, o ex-marido abriu uma fábrica de tecnologia sustentável em Itajaí, SC, mas mais uma vez o alcoolismo destruiu a oportunidade. A empresa foi vendida, e a família se mudou para a Flórida em 2016, onde os desafios apenas começavam.
Na Flórida, Helem enfrentou barreiras linguísticas e emocionais, conseguindo rapidamente sua licença para trabalhar graças à ajuda da ex-sogra. Trabalhando em salões americanos, ela se deparou com a impaciência de clientes devido à sua dificuldade com o idioma, o que a levou a um estado de frustração e desespero.
“Comecei a trabalhar em um salão americano, mas, para minha infelicidade, nem todas as clientes tinham paciência comigo em relação ao idioma. Eu me comunicava com elas pelo tradutor do celular. Algumas eram bem legais, mas outras me deixavam muito triste e desanimada. Nada parecia me ajudar a aprender inglês, e minha frustração era tanta que eu acabei travando. Saía chorando todos os dias do salão e já não aguentava mais a situação que estava vivendo ali”, contou Helem.
O comportamento abusivo do ex-marido, agravado pelo alcoolismo, tornou a vida insuportável, com agressões verbais e ameaças contra seu filho.
Em um ato de coragem, Helem decidiu ir embora com o filho para Boston, MA, com a ajuda de uma conhecida. Em Boston, ela reconstruiu sua vida, começou a trabalhar em um salão de beleza. No entanto, as dificuldades aumentaram com a chegada da pandemia de COVID-19 em 2019, com o fechamento dos estabelecimentos. Ela precisou se reinventar e trabalhou desinfectando clínicas e no Hospital de Cambridge, MA.
“Em 2019, veio a pandemia de COVID-19 e, de repente, tudo mudou. Meu desespero voltou. Salões e comércios estavam fechados. O que eu iria fazer agora? Meu dinheiro não duraria muito tempo. Meu Deus, que provação era essa? Ninguém podia ajudar ninguém, o desemprego era geral. Eu me ajoelhava e só chorava. “Senhor amado, que luta é essa, Senhor?”
“Liguei para minha irmã mais nova, Helida, e pedi: ‘Por favor, peça ao irmão Sidenir para orar por mim! Não sei mais o que fazer.’ Mesmo no meio de tantas dores e frustrações que eu vivia na Flórida, eu sempre enviava alguma ajuda para a igreja do Pastor Sidenir Barroso. Dois dias depois, minha irmã me retornou com a seguinte resposta: ‘Ele disse que não vai ser preciso orar por você. Mandou dizer que você não está sozinha nessa situação, porque você ajudou muito na obra de Deus. Ele vê você prosperando, mesmo em meio à pandemia.’
Meu Deus, isso foi forte! Caí de joelhos, pois nem lembrava dos momentos em que ajudei nas igrejas no meio das minhas tempestades na Flórida. Três semanas depois, consegui um emprego em clínicas para desinfectar aparelhos e assentos dos pacientes. Logo depois, fui contratada para trabalhar dentro do Hospital de Cambridge, MA. A situação ali dentro era aterrorizante. Pessoas e mais pessoas infectadas, muitos morrendo. Eu só pedia a Deus que me guardasse todos os dias ali. Pensava no meu filho, caso eu adoecesse. Os dias foram passando e cada vez mais eu via a mão de Deus sobre mim”, completou Helem.
Após a pandemia e a retomada da normalidade nos comércios, Helem voltou à área da beleza, abrindo uma empresa própria como lash designer. Hoje, Helem é casada, tem uma família linda e foi abençoada com mais um filho, Anthony, após 18 anos. Além de sua empresa, está em constante crescimento.
Ela fez questão de deixar uma frase que carrega consigo e que marcou sua trajetória: “Nunca desista, você é capaz!”
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.
Faça um comentário