Operação Incursões Sararé combate garimpo ilegal em terra indígena no Mato Grosso

Equipamentos de garimpo ilegal destruídos na Terra Indígena Sararé, Cáceres/MT.

Ação conjunta visa desocupar área invadida e apreender equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro.

Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Nos dias 19 e 20 de julho, uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, IBAMA, FUNAI e GEFRON/MT realizou a Operação Incursões Sararé – Aldeia Nambikwara na Terra Indígena Sararé, em Cáceres/MT. A ação teve como objetivo combater a extração ilegal de ouro e desocupar áreas invadidas por garimpeiros, além de apreender maquinários e utensílios usados na atividade criminosa.

Durante a operação, foram destruídos oito pás carregadeiras, 20 motores estacionários/geradores, três bombas d’água e duas britadeiras, equipamentos que estavam espalhados pela Terra Indígena Sararé. A destruição desses equipamentos representa um prejuízo estimado em R$ 8 milhões para os criminosos.

A iniciativa busca apoiar a FUNAI atendimento às demandas da população indígena, que sofre com a invasão de suas terras e o desmatamento desenfreado. Essas atividades ilegais resultam em desequilíbrio ambiental e poluição dos rios, prejudicando a fauna, a flora e a saúde dos habitantes locais.

Após a operação em campo, as investigações continuarão para identificar os financiadores do garimpo ilegal e descapitalizar as organizações criminosas envolvidas. Essas organizações, ao extraírem ouro ilegalmente, contribuem para a degradação ambiental, dizimação da população indígena e poluição dos rios que abastecem os municípios, causando danos sociais e econômicos significativos.

Os envolvidos na extração ilegal de recursos minerais podem responder por usurpação de bem da União, crime que ocorre quando recursos são extraídos sem a devida autorização dos órgãos competentes.

As ações coordenadas de fiscalização e repressão continuam a ser uma prioridade para as autoridades, que buscam proteger as terras indígenas e garantir a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades afetadas pelo garimpo ilegal.

Leia mais

Polícia Federal prende dois suspeitos de trazerem árabes ilegalmente ao Brasil

Exército de Israel confirma morte de mais dois reféns do Hamas em Gaza

Internacional se prepara com reforços para decisão contra o Rosario Central na Copa Sul-Americana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*