Senador norte-americano Ted Cruz acusa Lula de apoiar censura e atacar liberdade de expressão

Político dos EUA critica decisão de Alexandre de Moraes e aponta alinhamento de Lula com medidas contra a liberdade de expressão.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Em meio à polêmica suspensão da rede social X no Brasil, o senador norte-americano Ted Cruz (republicano) fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo Cruz, Lula estaria apoiando a medida com o objetivo de “banir a liberdade de expressão” no país.

“Sem surpresas, Lula apoia essa decisão porque ele busca banir a liberdade de expressão”, declarou Cruz em sua conta na rede social X. O senador, conhecido por seu apoio ao ex-presidente dos EUA Donald Trump, também não poupou críticas ao atual presidente norte-americano, Joe Biden, que, segundo ele, tem “desprezado” a liberdade de expressão tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. “Biden cortejou Lula, celebrou sua eleição e o chamou de amigo pessoal”, escreveu Cruz.

A decisão de Moraes de suspender o acesso ao X no Brasil gerou reações internacionais, especialmente entre os defensores da liberdade de expressão. Além de ordenar a suspensão da plataforma, Moraes impôs uma multa diária de R$ 50 mil para aqueles que tentarem driblar a decisão usando ferramentas como VPN.

A medida, que rapidamente começou a ser implementada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), reforça a crescente preocupação com a censura no Brasil. Para muitos, a postura de Lula e de seu governo revela uma clara tentativa de controlar o discurso público e silenciar vozes dissidentes.

Leia mais 

Forças armadas dos Estados Unidos afirmaram ter eliminado 15 membros do Estado Islâmico em uma operação no Iraque

Coronel Aginaldo confronta PT em debate de Caucaia com apoio de Zambelli

Rapper que fez parcerias com grandes artistas da música americana falece após show

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*