Evento em Brasília discute avanços e desafios da saúde para idosos no Brasil

Ministério da Saúde aborda estratégias para o cuidado da população idosa durante cerimônia no Mês da Pessoa Idosa.
Por Paloma de Sá| GNEWSUSA

Na quinta-feira (24), o Ministério da Saúde realizou, em Brasília, uma cerimônia em alusão ao Mês da Pessoa Idosa, com o objetivo de debater os avanços e os desafios na saúde da população idosa no Brasil. O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir as políticas públicas voltadas para o envelhecimento saudável e as estratégias de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 32,9 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 15,8% da população total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, cerca de 70% dependem exclusivamente do SUS para cuidados médicos, o que reforça a necessidade de aprimorar as políticas de saúde pública para esse grupo crescente.

Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde, destacou a importância de revisar as ações de saúde, alinhando-as ao programa “Mais Saúde da Família”, que visa ampliar o acesso à atenção primária. Uma das iniciativas mencionadas foi a expansão do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS APS), que está sendo adaptado para registrar informações específicas sobre a saúde dos idosos, como quedas, sinais iniciais de demência e transtornos de humor.

Durante o evento, foram abordadas ações preventivas que envolvem o acompanhamento integral dos idosos ao longo de suas vidas, o cuidado familiar e a promoção da atividade física. A reestruturação das equipes de Saúde da Família, que já realizaram mais de 70 milhões de atendimentos a idosos este ano, também foi citada como uma medida crucial para a melhoria dos serviços oferecidos.

A cerimônia contou com a presença de representantes dos ministérios dos Direitos Humanos, da Cidadania, da Assistência Social, além de órgãos como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2024/10/santa-catarina-reajusta-salario-minimo-podendo-chegar-ate-r-1-84440/

https://gnewsusa.com/2024/10/34261/

https://gnewsusa.com/2024/10/avon-enfrenta-boicote-nas-redes-sociais-apos-fim-de-contrato-com-jojo-todynho/

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*