Presidente da Câmara e do Senado não descartam anistia do 8 de Janeiro e garantem debate no Congresso

Os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, afirmam que não pretendem impedir a discussão e que o tema será analisado com imparcialidade.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Os recém-eleitos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmaram que o Congresso Nacional não irá impedir o debate sobre a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. Ambos destacaram que a pauta será analisada e discutida, respeitando as diferentes opiniões dentro do Legislativo.

Na Câmara, Motta garantiu que o tema será encaminhado ao colégio de líderes, responsável por definir a agenda de votações. Segundo ele, trata-se de um assunto que gera divisões entre os parlamentares, mas que precisa ser tratado com equilíbrio. “Com certeza, esse será um tema levado para essas reuniões nos próximos dias, e vamos conduzir com a maior imparcialidade possível”, afirmou.

No Senado, Alcolumbre seguiu a mesma linha e reforçou que o Congresso não pode se furtar a discutir a questão. Ele ressaltou que a demanda por esse debate vem de diversos parlamentares e que a Casa deve estar aberta a essa conversa. “O que houve é o desejo de parte do Senado e da Câmara de debater a anistia. E nós não podemos nos furtar de debater qualquer assunto. Discutir o assunto não quer dizer que está apoiando o tema”, declarou.

Alcolumbre também alertou sobre os riscos de interditar a discussão e afirmou que a pacificação do país passa por um debate amplo e respeitoso. “Se nós continuarmos trazendo à tona assuntos que trazem a discórdia em vez da concórdia, nós vamos passar nos corredores do Senado Federal e ver senadores de diferentes partidos agredindo uns aos outros”, pontuou.

Com a nova composição do Congresso, cresce a expectativa de que a anistia seja discutida de forma transparente. A proposta tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e de milhões de brasileiros que consideram injustas as condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal.

Leia mais

Canadá estabelecerá tarifas sobre produtos alimentícios, automóveis e eletrônicos dos EUA

TRE decide pela cassação de Zambelli mas deputada mantém mandato e convoca ato contra Lula no dia 16/03

Trump avança na pacificação do Oriente Médio com acordo histórico entre Israel e Arábia Saudita

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*