Nos EUA criminoso dominicano é localizado após tentar escapar da Justiça

Foto: reprodução
Operação conjunta em Massachusetts, nos EUA, põe fim à fuga de criminoso que tentava se manter invisível às autoridades americanas.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

Um homem acusado de homicídio na República Dominicana teve sua tentativa de escapar da Justiça encerrada nesta semana, após ser localizado e preso na cidade de Lawrence, Massachusetts, nos EUA. A ação foi resultado de uma força-tarefa envolvendo o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), o FBI e a DEA.

Com um mandado de prisão emitido por autoridades dominicanas em 30 de abril de 2018, o fugitivo era procurado pelo crime de homicídio, cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Ele havia entrado nos Estados Unidos por uma fronteira ainda não identificada, sem passar por qualquer inspeção migratória oficial.

A diretora do Escritório de Execução e Remoção do ICE em Boston, Patricia H. Hyde, deixou claro que o compromisso da agência é manter os criminosos longe das comunidades americanas:

“Este fugitivo dominicano esperava escapar da lei em seu país natal se escondendo em Massachusetts”, afirmou. “Agora o devolveremos à República Dominicana para enfrentar o sistema de justiça lá. Nós nos recusamos a permitir que a Nova Inglaterra se torne um porto seguro para os elementos criminosos do mundo. A ICE Boston continuará a prender e remover criminosos estrangeiros de nossas comunidades.”

Após anos fugindo da Justiça e tentando de todas as formas evitar a responsabilização por seus atos, o criminoso foi finalmente localizado e detido no último dia 3 de abril.

A operação, fruto de uma cooperação eficaz entre diversas agências norte-americanas, foi decisiva para garantir que o fugitivo seja agora obrigado a enfrentar as consequências legais no país onde cometeu o crime.

O caso reforça a crescente eficiência das autoridades dos Estados Unidos em identificar e capturar foragidos internacionais, mostrando que criminosos que tentam transformar o país em um esconderijo encontram cada vez menos espaço e oportunidades para se manterem ocultos.

A detenção simboliza mais um avanço no combate à impunidade e evidencia o comprometimento das instituições em impedir que os Estados Unidos sejam refúgio para quem tenta escapar da Justiça.

Leia mais

Brasil intensifica combate à tuberculose com inovações no tratamento preventivo

Inteligência artificial auxilia no tratamento de paciente com síndrome de POEMS nos Estados Unidos

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam entre crianças pequenas no Brasil, aponta Fiocruz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*