Operação prende 28 imigrantes ilegais em cidade que fica na divisa entre EUA e México

Entre os presos estão 23 indivíduos com antecedentes criminais, por delitos como tráfico de drogas, fraude, tráfico de pessoas e agressão agravada

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Autoridades federais dos Estados Unidos realizaram nos dias 25 e 26 de setembro, em Laredo, Texas, a Operação Pick Of, que resultou na prisão de 28 imigrantes ilegais. Entre os presos estão 23 indivíduos com antecedentes criminais, após condenações por crimes como tráfico de drogas, fraude, tráfico de pessoas, agressão agravada e roubo.

A operação do Distrito Sul do Texas e do FBI começou no Vale do Rio Grande como uma ação multiagências, visando imigrantes ilegais que estão em liberdade condicional estadual por outras infrações. Dezenas de pessoas já foram presas na operação, lançada em 22 de agosto nas áreas de McAllen e Brownsville.

“Os estados normalmente colocam os infratores em liberdade condicional para lhes dar uma segunda chance. Mas, quando se trata de imigrantes ilegais criminosos, nosso foco deveria ser repatriá-los para seus países de origem, em vez de deixá-los andar pelas ruas de nossa comunidade para cometer novos crimes”, disse Nicholas J. Ganjei, procurador dos EUA.

O representante da Justiça ressalta que a operação tem sido um sucesso, mas quer que ela chegue a mais lugares. “O Ministério Público dos EUA não vai descansar até que levemos o Pick-Off a todos os 43 condados do Distrito Sul do Texas. Se você está aqui ilegalmente e cometeu crimes em nossas comunidades, considere-se avisado. Estamos chegando”, advertiu.

Integrando a ação, o ICE salientou a importância do trabalho conjunto entre as agências federais, estaduais e locais para reforçar a segurança pública. “Esta operação não seria possível sem o apoio e a assistência dos parceiros responsáveis ​​pela aplicação da lei com quem trabalhamos diariamente para lidar com as ameaças complexas que nossa nação enfrenta e alcançar um objetivo comum”, declarou Juan Agudelo, Diretor do Escritório de Campo das Operações de Execução e Remoção do ICE em Harlingen, Texas.

Operação nacional

O esforço colaborativo faz parte da Operação Take Back America, uma iniciativa federal que mobiliza todos os recursos do Departamento de Justiça dos EUA para repelir a invasão de imigrantes ilegais, eliminar cartéis de drogas, combater organizações criminosas transnacionais e proteger as comunidades de criminosos violentos.

LEIA TAMBÉM:

Cientistas desaceleram doença de Huntington pela 1ª vez com terapia genética inovadora

OMS divulga novas recomendações para composição da vacina contra influenza para 2026

CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*