Úrsula Corona entrevista PEPE para “O MAPA”: Série brasileira gravada em Portugal que fala sobre a cultura portuguesa

Úrsula Corona entrevistando PEPE, futebolista luso-brasileiro que atua como zagueiro do Futebol Clube do Porto

De acordo com o trabalho da UNWTO, Organização Mundial do Turismo, se os destinos mundiais fossem totalmente acessíveis, a demanda em turismo poderia aumentar em até 44% ao ano, o que resultaria em um PIB adicional e trilhões de euros, além de dezenas de milhões de empregos gerados. Trazer atenção ao tema de acessibilidade é um dos pilares que sustenta o programa, não só pelo seu potencial de injetar bilhões de dólares e gerar milhões de empregos mundialmente, mas também como veículo que possibilite aumentar atenção às dificuldades de pessoas com algum tipo de deficiência.

 Programa “O Mapa”, da Sete Artes Produções, tem formato 100% original brasileiro e será guiado pelas dicas e histórias dos habitantes de Portugal, país gigante por sua história, gastronomia, cultura e diversão. A estreia ocorrerá em 27 de setembro, através do canal Travel Box Brazil. 

 Úrsula Corona entrou em campo, literalmente, ao gravar com o jogador Pepe, capitão do Futebol Clube do Porto e da seleção portuguesa  

Úrsula Corona, atriz e apresentadora, acatou como primeira sugestão de sua série de entrevistas o norte de Portugal, na cidade do Porto, mas suas andanças seguirão por vilas e aldeias emblemáticas do norte do país lusitano. O primeiro entrevistado foi com o famoso jogador Pepe, zagueiro e capitão do Futebol Clube do Porto e, ainda, da seleção portuguesa. 

Brasileiro que virou ídolo em Portugal tem mais de 16 milhões de seguidores nas redes sociais

Úrsula Corona iniciou um novo desafio com este projeto, para desbravar terras portuguesas, também com foco na acessibilidade voltada ao crescimento do turismo interno. Com mapa na mão, no país que soma mais de 800 anos de história e tradições, Úrsula Corona começou as filmagens do programa “O Mapa” com o pé direito, literalmente. Sua primeira entrevista foi gravada no emblemático estádio do Dragão – casa do Futebol Clube do Porto -, com Pepe, capitão do FC Porto e da seleção portuguesa. Pepe é brasileiro, natural de Maceió, formado nas categorias de base do Corinthians Alagoano. 

Pepe deixou o Brasil aos 17 anos para jogar no Real Madrid, como zagueiro, antes de brilhar em terras portuguesas.

 No estádio, Úrsula foi presenteada com uma camisa do FC Porto, personalizada com seu nome. Ela retribuiu o carinho de outra forma, ao saber que Pepe é fã incondicional do ex-jogador Raí, ex-jogador do São Paulo, PSG e seleção brasileira. Imediatamente, Úrsula ligou para o Raí, que gravou um vídeo enaltecendo a categoria de Pepe por sua atuação brilhante na Europa. Pepe abriu um sorriso e ainda deu autógrafo na camisa entregue à Úrsula. 

A estreia do programa está prevista para o dia 27 de setembro, no Dia Mundial do Turismo, através do canal Travel Box Brazil (maior programadora independente do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul), do Grupo Box Brazil, disponível nas principais operadoras de TV por assinatura. O reality também poderá ser acessado em formato linear, por meio da plataforma de streaming Box Brasil Play.

O programa tem formato inédito e vai em busca de cidades, bairros e distritos de Portugal, identificando histórias, curiosidades, lendas e tradições, através de pessoas comuns que vivem em cada lugar, ou seja, com os verdadeiros guardiões das memórias e de suas histórias. Segundo Úrsula, que aceitou o convite do diretor Omar Marzagão, o projeto tem uma pegada dinâmica que pode se estender para outros países. Os protagonistas desse novo programa dão apenas um spoiler do que será a nova atração do canal Travel Box Brazil. Para informar, divertir e conscientizar, o projeto “O Mapa” conta com uma equipe luso-brasileira que, nesta primeira etapa, terá apoio do turismo do Porto e norte de Portugal.

Úrsula e Omar já estão gravando na região do Porto: ao captar depoimentos dos moradores, de pessoas que guardam incríveis histórias pessoais e familiares, os telespectadores conhecerão cada região de forma singular, genuína, com a riqueza de emoções e vivências que surpreenderão a todos que amam viajar. Úrsula e Omar estão fascinados com o início das gravações na região do Porto.

Omar Marzagão aposta no diferencial ‘analógico’, apesar da facilidade que qualquer pessoa tem, ao clicar o celular para se obter dicas a blogs de viagens, por exemplo. “O contato pessoal e a interação com cada local visitado por Úrsula e equipe darão aos telespectadores a sensação de vivenciarem, mesmo que distantes dos cenários de gravação, as maravilhas e tesouros de cada localidade conhecida neste projeto, e de seus moradores”, descreve Omar Marzagão. 

Omar e Úrsula vão mais além em suas narrativas: “Além de conhecer lugares surpreendentes, o novo programa também vai abordar temáticas importantes, voltadas para inclusão e acessibilidade: “É por isso que damos ênfase sobre o projeto “O Mapa”, com observação ao ‘Mapa para todos’, haja vista que Portugal é reconhecido por ter boas práticas e inúmeras iniciativas inclusivas, também no setor de turismo”, enfatiza Omar Marzagão.

Acessibilidade também é um dos objetivos desta empreitada turística em Portugal. 

Estima-se que existam mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência, e mais de 2 bilhões de pessoas, como cônjuges, filhos e cuidadores de pessoas com deficiência, representando quase um terço da população mundial. Com estes dados, pode-se imaginar o enorme mercado potencial para viagens e turismo, caso haja maior investimento na logística de inclusão e acessibilidade.   

Úrsula e Omar sabem que acessibilidade em Portugal também é um fator extremamente importante para a qualidade de seus cidadãos e, ainda, para integração e participação deles no contexto turístico e na integração e participação na vida pública. Desde de 2006, acessibilidade em Portugal tem feito progressos, mas ainda há muito a ser feito no país europeu.

Mais informações sobre Úrsula Corona

Úrsula Corona, atriz, apresentadora, diretora e empreendedora, é ativista do World Food Programme (WFP), maior agência humanitária das Nações Unidas, vencedora do Nobel da Paz de 2020. Úrsula é fundadora do Instituto Fome de Tudo, que tem apoio institucional da WFP (ONU). Seu projeto trabalha sobre o tripé da educação, tecnologia e empreendedorismo social, ferramentas de transformação no combate ao desperdício alimentar no mundo. Úrsula Corona foi premiada pela Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) com o Prêmio Persona, destaque para mulheres fortes que se diferenciam pelo mundo através da sua arte e empreendedorismo. 

Como artista, Úrsula Corona acumula 32 anos de carreira, tendo estreado na TV Globo aos oito anos de idade, como atriz, mas em sua trajetória artística, ela também tem se destacado por sua diversidade, como apresentadora em canais de televisão, na TV Globo, Sport TV, Music Box Brazil, TVI, SIC, Fashion TV e Canal Brasil, entre outros. 

Destaques 

Úrsula foi jurada EMMY Internacional 2020, apresentadora de “Os melhores de Portuga” – da Revista dos Vinhos -, e apresentadora no prêmio “Troféus de Televisão de Portugal”. Entre as muitas produções, como atriz, participou das novelas “Ouro Verde” (Portugal), vencedora do Emmy Internacional; atuou no remake da novela “O Astro”, premiada com Emmy Internacional e, também, “Na Corda Bamba”, nomeada ao Emmy Internacional.  Úrsula foi jurada do evento “Essência do Vinho”, em Portugal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*