
Certo dia ouvi um sábio dizer que uma atitude dura exige muito mais energia do que ser bom e suave. Ser grosseiro é algo mais difícil do que ser agradável, calmo e paciente. Então parei para pensar e percebi que ele tem toda razão, realmente é muito mais fácil ser leve, não estar certo o tempo todo, perfeitamente mais tranquilo abrir mão das nossas razões, cansa menos e evitamos muitas preocupações e ansiedade.
E não é fácil admitir que nossas atitudes às vezes estão cheias de soberba, orgulho, arrogância e altivez, a todo momento queremos ser reconhecidos, aplaudidos, elogiados. Nós não admitimos nos abaixar, não sabemos dar a outra face.
Mas, o Senhor em sua palavra nos exorta: Examine o homem a si mesmo, nós vemos os defeitos das pessoas mas, quanto a nós? Precisamos nos analisar e reconhecer o quanto temos vivido em falhas reprováveis e que muitas vezes até já mancharam nosso caráter. Precisamos nos arrepender, reconhecer, nos quebrantar e mudar. Está escrito: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4:6 Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe. Salmos 138:6 Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1Pedro 5:5b
Nestes versos percebemos a gravidade do orgulho.
Muitas vezes estas atitudes mentais estão enraizadas desde nossa infância, nossos pais eram assim, a maneira de ser da nossa família era assim. Precisamos questionar, ao perceber as consequências das nossas teimosias descobrimos que o padrão que estamos seguindo não está correto, pelos frutos que temos colhido sabemos que algo precisa ser diferente.
Quando nos deixamos aprisionar por estes padrões de comportamento pecaminosos, estamos declarando que a palavra de Deus não pode nos mudar e isso é impossível porque a palavra de Deus é viva e eficaz e é o único livro que cura, salva e liberta vidas, palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
A palavra de Deus é o remédio para corações endurecidos e orgulhosos, nos deixemos transformar.
Te convido a seguir o conselho de Paulo: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:12-15
Faça um comentário