Corinthians vence, mas é eliminado na Pré-Libertadores pelo Barcelona de Guayaquil

Ainda que tenha jogado melhor do que se apresentou no primeiro confronto, faltou tranquilidade para converter em gols as várias chances que criou.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O Corinthians sofreu mais uma frustração na Copa Libertadores. Apesar da vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira (12), em Itaquera, o time não conseguiu reverter a desvantagem de 3 a 0 sofrida no jogo de ida, no Equador, e deu adeus à competição ainda na fase preliminar. Esta foi a terceira eliminação do clube na pré-Libertadores.

Para levar a decisão aos pênaltis, o Corinthians precisava vencer por três gols de diferença. Mesmo criando diversas chances, o time só balançou as redes duas vezes: primeiro com Félix Torres, de cabeça, no fim do primeiro tempo, e depois com Carillo, já na reta final da partida.

A situação parecia favorável quando o Barcelona perdeu o volante brasileiro Leonai, expulso aos 19 minutos do segundo tempo. Com um jogador a mais por mais de 25 minutos, o Corinthians pressionou, mas a ansiedade atrapalhou a conclusão das jogadas, e o terceiro gol não veio.

Um desafio histórico

Reverter um 3 a 0 na Libertadores é uma tarefa difícil—apenas cinco times conseguiram. O último foi o River Plate, em 2017, quando venceu o Jorge Wilstermann por 8 a 0 na Argentina, após perder por 3 a 0 na Bolívia.

O Corinthians já havia sido eliminado em fases preliminares da Libertadores em outras duas ocasiões. A mais marcante foi em 2011, contra o Tolima, da Colômbia, quando o time de Ronaldo e Roberto Carlos caiu sem marcar gols na eliminatória. O revés gerou protestos da torcida e resultou na aposentadoria de Ronaldo e na saída de Roberto Carlos.

A segunda eliminação veio em 2020, diante do Guaraní, do Paraguai, em um jogo marcado pela expulsão precoce de Pedrinho.

Um sinal de alerta

A queda para o Barcelona já vinha sendo desenhada desde a fase anterior. Contra o Universidad Central, da Venezuela, o Corinthians empatou em 1 a 1 no jogo de ida e sofreu para vencer por 3 a 2 em casa. O desempenho irregular acendeu o alerta, que se confirmou na eliminação diante dos equatorianos.

Agora, restará ao Corinthians disputar a Copa Sul-Americana no restante da temporada.

Participações do Corinthians na Libertadores Desde 2011

2011 – Eliminado na pré-Libertadores (Tolima)

2012 – Campeão (venceu o Boca Juniors na final)

2013 – Eliminado nas oitavas de final (Boca Juniors)

2015 – Eliminado nas oitavas de final (Guaraní)

2016 – Eliminado nas oitavas de final (Nacional)

2018 – Eliminado nas oitavas de final (Colo-Colo)

2020 – Eliminado na pré-Libertadores (Guaraní)

2022 – Eliminado nas quartas de final (Flamengo)

2023 – Eliminado na fase de grupos

2025 – Eliminado na pré-Libertadores (Barcelona de Guayaquil)

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/03/eclipse-total-da-lua-acontece-nesta-sexta-feira-14-e-sera-visivel-em-todo-o-brasil/

https://gnewsusa.com/2025/03/brasil-lanca-guia-para-uso-seguro-de-dispositivos-digitais-por-criancas-e-adolescentes/

https://gnewsusa.com/2025/03/justica-dos-eua-condena-dois-homens-por-trafico-de-fentanil/

Pq

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*