
Operação criminosa abastecia o norte de Nova Jersey com uma das drogas mais letais da atualidade.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Duas sentenças foram proferidas nos Estados Unidos contra indivíduos envolvidos em uma rede de produção e distribuição de fentanil, uma droga sintética responsável por milhares de mortes todos os anos. Emmanuel F. Almonte Mejia, de 40 anos, residente da Filadélfia, e Hector Luiz De La Cruz Nunez, de 32 anos, cidadão dominicano, foram condenados a cinco anos de prisão cada por seu papel na fabricação e transporte da substância ilícita.
As condenações ocorreram no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Nova Jersey, com Nunez recebendo sua sentença em 5 de fevereiro e Mejia em 27 de fevereiro.
Ambos se declararam culpados por integrar uma operação criminosa que abastecia o mercado ilegal com grandes quantidades da droga.
Investigação desmantela fábrica clandestina
A ação que levou à prisão dos criminosos começou em fevereiro de 2022, quando as autoridades identificaram uma residência na Filadélfia sendo usada para produzir fentanil em larga escala. Durante o monitoramento, os investigadores flagraram Nunez saindo do local com uma bolsa suspeita, que ele escondeu em um compartimento secreto de seu carro antes de seguir para Nova Jersey.
A polícia interceptou o veículo na cidade de Union, onde encontrou quatro grandes tijolos da droga, contendo aproximadamente 400 pacotes individuais prontos para distribuição. No total, quase seis quilos de fentanil foram apreendidos antes que pudessem chegar às ruas e causar mais destruição.
Autoridades reforçam o combate ao narcotráfico
O fentanil é uma das drogas mais perigosas da atualidade, sendo dezenas de vezes mais potente que a heroína e responsável por um número alarmante de overdoses.
O agente especial responsável pelo Escritório de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE em Newark, Ricky J. Patel, destacou o comprometimento das autoridades em enfrentar essa ameaça.
“As sentenças do mês passado são uma prova do compromisso da HSI Newark de proteger o público de drogas letais e da praga da crise do fentanil que ameaça a saúde de nossas comunidades”, afirmou Patel. “Gostaria de agradecer ao ICE HSI Philadelphia e à Polícia Estadual de Nova Jersey por seu apoio a esta investigação. Estamos juntos com nossos parceiros locais de aplicação da lei para combater a distribuição ilegal de narcóticos que levam a overdoses e perda de vidas.”
Além da prisão, Mejia e Nunez também foram condenados a três anos de liberdade supervisionada. Enquanto isso, um terceiro envolvido no esquema, Loanny F. Duran Hiciano, aguarda sua sentença.
A luta contra o tráfico de fentanil continua, e as autoridades seguem em alerta para impedir que mais vidas sejam destruídas por essa droga mortal.
Leia mais
Foragido ilegal acusado de homicídio é capturado no Texas em operação conjunta
Rússia analisa proposta dos EUA para cessar-fogo com a Ucrânia
EUA: ICE prende imigrante ilegal salvadorenha condenada por agressão na Virgínia
Faça um comentário