
Medida ainda precisa de aval da Rússia e pode ser estendida
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Em meio a negociações diplomáticas, a Ucrânia confirmou a aceitação de um cessar-fogo de 30 dias, proposto pelos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), após reuniões realizadas na Arábia Saudita, onde autoridades ucranianas e americanas discutiram os termos da trégua. Apesar do avanço, a implementação da medida depende da resposta do governo russo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ressaltou que o acordo traz “garantias de segurança ao país por terra, água e mar”. Já o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, avaliou que a decisão de Kiev representa “um passo positivo em direção a uma solução pacífica para o conflito”. Ele também declarou esperar que a Rússia adote a mesma postura e permita que a proposta seja formalizada.
Possibilidade de extensão e cooperação estratégica
Caso o cessar-fogo seja aprovado, há possibilidade de que o prazo inicial seja prorrogado. O conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, deve se reunir em breve com representantes russos para aprofundar as discussões.
Além do avanço na questão do conflito, EUA e Ucrânia também acertaram detalhes sobre a exploração de recursos minerais ucranianos. O governo americano anunciou ainda que retomará o compartilhamento de informações de inteligência e fornecerá assistência de segurança a Kiev.
Leia mais
Autoridades dos EUA prendem quatro estrangeiros ilegais por posse ilegal de armas de fogo
ICE prende criminoso mexicano que matou homem e incendiou corpo em Dallas
Nos EUA, assassino condenado e fugitivo do Haiti é preso pelo ICE em Massachusetts
Faça um comentário