EUA: ICE prende imigrante ilegal salvadorenha condenada por agressão na Virgínia

Mulher já havia recebido ordem de remoção, mas permaneceu ilegalmente no país. 

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), em parceria com a Drug Enforcement Administration (DEA), prendeu Roxana Beatriz Ayala-Duran, de 41 anos, no dia 25 de fevereiro, em Alexandria, Virgínia. A imigrante salvadorenha estava ilegalmente no país e já havia sido condenada por agressão em 2020.

A ação faz parte dos esforços do ICE para remover estrangeiros ilegais que cometeram crimes nos EUA, garantindo maior segurança às comunidades locais.

Entrada ilegal e ordem de remoção

Ayala entrou ilegalmente nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2004, cruzando a fronteira próximo à cidade de Douglas, Arizona. Na ocasião, foi detida pela Patrulha de Fronteira dos EUA, que a liberou com um aviso para comparecer a uma audiência perante um juiz de imigração.

No entanto, em 22 de dezembro de 2004, um juiz de imigração ordenou sua deportação para El Salvador. Mesmo com a decisão judicial, Ayala permaneceu ilegalmente no país, evitando a remoção e vivendo nos Estados Unidos por quase duas décadas.

Histórico criminal

Em 10 de agosto de 2020, Roxana Ayala foi condenada pelo Tribunal Distrital Geral de Alexandria, Virgínia, pelo crime de agressão. Sua pena foi estabelecida em 30 dias de prisão, mas toda a sentença foi suspensa, permitindo que continuasse em liberdade.

A natureza do crime cometido por Ayala, aliado ao fato de que já tinha uma ordem de remoção pendente, fez com que ela se tornasse um alvo prioritário do ICE para prisão e deportação.

Declaração do ICE

O diretor do Escritório de Campo de Operações de Execução e Remoção do ICE em Washington, D.C., Russ Hott, enfatizou o compromisso da agência em remover imigrantes ilegais com histórico criminal.

“A apreensão de Roxana Beatriz Ayala-Duran mostra que o ICE se dedica a prender e remover infratores estrangeiros ilegais de nossas comunidades de Washington, D.C. e Virgínia. A Sra. Ayala foi condenada por um crime violento contra um residente da Virgínia que não toleraremos. Os oficiais do ICE continuam dedicados a priorizar a segurança do nosso público.”

Foco na remoção de criminosos estrangeiros

O ICE tem intensificado operações para identificar e capturar imigrantes ilegais que cometeram crimes nos Estados Unidos, especialmente aqueles que já receberam ordens finais de remoção. A agência tem trabalhado em conjunto com outras autoridades federais para reforçar a segurança e garantir que criminosos estrangeiros sejam detidos e deportados.

Após sua prisão em Alexandria, Roxana Ayala deverá ser removida dos EUA e deportada para El Salvador, conforme a decisão judicial emitida em 2004.

Leia mais

EUA: Operação do ICE prende 48 imigrantes ilegais, incluindo criminosos condenados

Alterações no comércio internacional: a nova tarifa de 25% dos EUA e seus efeitos no Brasil

No Brasil: vendedora esfaqueada em loja de eletrônicos morre no Espírito Santo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*