
Moscou aguarda mais detalhes das negociações e não descarta contato com Washington para discutir o acordo
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
As negociações para um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia avançam, mas a tensão no campo de batalha continua. O Kremlin confirmou nesta quarta-feira (12) que está avaliando a proposta intermediada pelos Estados Unidos e aceita pelo governo ucraniano.
O porta-voz russo, Dmitry Peskov, declarou que Moscou está revisando as informações divulgadas sobre as discussões. “Estamos estudando cuidadosamente as declarações feitas como resultado das conversas (sobre a guerra na Ucrânia). Estamos nos familiarizando com o texto da declaração conjunta que foi adotada em Jeddah (Arábia Saudita)”, afirmou.
O governo russo aguarda esclarecimentos por parte dos EUA antes de tomar qualquer decisão. “Partimos do fato de que, como foi dito ontem em Jeddah, o secretário de Estado Rubio e o conselheiro de Segurança Nacional Waltz nos informarão por vários canais nestes dias sobre os detalhes das negociações que ocorreram e os entendimentos alcançados lá”, explicou Peskov.
Enquanto Moscou analisa a proposta, ataques russos voltaram a atingir alvos em território ucraniano. De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, três mísseis e 133 drones foram lançados contra o país, sendo que 98 deles foram abatidos. O porto de Odessa foi um dos locais atingidos, deixando quatro mortos. Em Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodymyr Zelensky, uma mulher de 47 anos morreu após um bombardeio.
Sobre um possível contato entre autoridades russas e americanas para discutir o acordo, Peskov afirmou que essa possibilidade não está descartada. “Vocês estão se precipitando, temos contatos agendados com os americanos e depois veremos. Se tal necessidade surgir, ela será organizada muito rapidamente. Os canais existentes para diálogo com os americanos permitem que isso seja feito bem rapidamente”, disse o porta-voz.
Leia mais
EUA: ICE prende imigrante ilegal salvadorenha condenada por agressão na Virgínia
Bolsonaro denuncia perseguição e alerta: “Querem me tirar do cenário político do ano que vem”
EUA avançam em mediação e Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias
Faça um comentário