
Quadrilha utilizava métodos sofisticados para exportar cocaína a diversos países.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal (PF) de Campinas realizou, nesta quarta-feira (2), uma grande operação para desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. O grupo operava com um esquema sofisticado de envio de entorpecentes para países da Europa e do Oriente Médio.
Início das investigações
As investigações tiveram início no ano passado, após uma ação da Polícia Militar de São Paulo levar à descoberta de um laboratório clandestino de drogas na região central de Campinas. Na ocasião, dois suspeitos foram detidos transportando cocaína em embalagens diferenciadas, o que despertou a atenção das autoridades para a possibilidade de um esquema maior.
Esquema de tráfico
Segundo a PF, a organização criminosa utilizava técnicas avançadas para esconder a droga, garantindo que fosse enviada sem ser detectada em fiscalizações aeroportuárias. Os entorpecentes eram acondicionados de maneira a dificultar a identificação por scanners e cães farejadores.
O grupo operava com o apoio de empresas de fachada e contava com especialistas em manipulação química, o que possibilitava a adulteração da substância antes da exportação. Além disso, a quadrilha utilizava linguagem codificada para dificultar a interceptação de suas comunicações.
Os destinos da droga incluíam países como Portugal, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca e Dubai.
Operação e prisões
Na ação realizada nesta quarta-feira, a PF cumpriu oito mandados de prisão preventiva e onze mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas e Santo Antônio de Posse.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados. Eles poderão responder por crimes como tráfico internacional de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar possíveis ramificações da quadrilha e outros envolvidos no esquema ilícito.
Leia mais
Quatro chineses recebem sentenças de prisão por fraudes e conspiração nos Estados Unidos
Neymar desfalca o Santos contra o Bahia e deve voltar na 3ª rodada do brasileirão
Real Madrid reage no final e avança na prorrogação contra a Real Sociedad
Faça um comentário