Ministério da Saúde confirma dois casos da doença em crianças de São João de Meriti; vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA
O Ministério da Saúde confirmou dois casos de sarampo em crianças da mesma família no município de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. As crianças receberam atendimento médico e apresentam bom estado de saúde.
Apesar da confirmação, os casos esporádicos não afetam o status do Brasil como país livre da circulação do vírus do sarampo, da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita, conforme critérios internacionais. O título foi reconquistado em novembro de 2024 pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), após o Brasil ampliar a cobertura vacinal da Tríplice Viral, atingindo 95,22% para a primeira dose e 79,73% para a segunda.
Outro caso esporádico de sarampo havia sido confirmado em fevereiro deste ano no município de Itaboraí (RJ), envolvendo uma criança de seis anos. Segundo técnicos da vigilância estadual, não há relação entre esse episódio e os casos recentes de São João de Meriti.
Diante da suspeita da doença, medidas de vigilância em saúde foram adotadas, incluindo isolamento dos pacientes, rastreamento de contatos, bloqueio vacinal seletivo e busca ativa de outros casos. O monitoramento de contatos domiciliares e comunitários por 30 dias não identificou transmissão secundária.
A vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção e controle do sarampo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina para pessoas de 12 meses a 59 anos, seguindo o esquema de duas doses até os 29 anos e uma dose entre os 30 e 59 anos. Para crianças, a imunização deve ocorrer aos 12 e 15 meses de idade.
O Ministério da Saúde anunciou uma visita técnica à Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) na próxima semana para apoiar as estratégias locais de combate à doença e reforçar as ações de imunização.
- Leia mais:
https://gnewsusa.com/2025/03/torcida-do-flamengo-explode-no-maracana-com-o-bicampeonato-carioca/

Faça um comentário