Policia Federal desmantela esquema de migração ilegal de brasileiros e apreende R$ 11,5 milhões em operação

Agentes da PF cumprem mandados contra grupo que levava brasileiros ao exterior de forma ilegal. PF/Divulgação
 Operação da Polícia Federal desarticula organização criminosa que enviava brasileiros ilegalmente para o exterior, confiscando bens de luxo e documentos falsos.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta quinta-feira (11) contra um grupo especializado na migração ilegal de brasileiros para o exterior. O esquema, que envolve o uso de documentos falsos, é caracterizado como associação criminosa.

De acordo com as investigações, a organização criminosa teria enviado pelo menos 115 pessoas para fora do Brasil, incluindo crianças e adolescentes. A maioria dos migrantes teria como destino os Estados Unidos, mas há casos de brasileiros que foram para outros países.

Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 11,5 milhões, cobrando cerca de 10 mil dólares de cada brasileiro para facilitar a saída do país. Os lucros obtidos eram utilizados para sustentar um estilo de vida luxuoso pelos membros da organização criminosa.

Durante a operação, foram apreendidos imóveis, veículos de luxo, equipamentos eletrônicos, joias, munição, documentos e valores em espécie. A suspeita é de que a organização tenha utilizado a falsificação de documentos para criar falsas famílias e facilitar a imigração ilegal.

Os investigados deverão responder por crimes como falsificação de documentos, promoção de migração ilegal e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar oito anos de reclusão. A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG) e Sardoá (MG), com o objetivo de obter mais provas da atividade criminosa.

Leia também:

Executiva do Grupo Imobiliário Van Thinh Phat condenada à pena de morte por fraude e corrupção no Vietnã

Nesta edição queremos homenagear nossa primeira “Mente Milionária” da coluna “Aud Cote”, o advogado preferido dos brasileiros

Estados Unidos enviam armas apreendidas para a Ucrânia em meio a conflito com a Rússia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*