
Estados brasileiros divergem na adoção da medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Neste domingo, 27 de outubro, o segundo turno das eleições municipais será marcado pela aplicação da Lei Seca em quatro estados brasileiros. A medida, que visa coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais específicos durante o período eleitoral, será implementada em Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a decisão de aplicar ou não a restrição cabe a cada estado em parceria com suas secretarias de segurança pública.
“O objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade do processo eleitoral, limitando a possibilidade de situações que possam comprometer o andamento da votação”, explicou o representante do TRE do Maranhão.
Apesar da adoção da medida nesses estados, há regiões que decidiram não aplicar a Lei Seca, permitindo a venda de bebidas normalmente. Entre os estados que dispensaram a medida estão Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ainda existem estados que não confirmaram se irão ou não adotar a restrição, como Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. A aplicação da Lei Seca pode variar, inclusive, de acordo com o município, conforme cada localidade define suas diretrizes.
Leia mais
Oposição na Venezuela denuncia assassinato de cofundador do Voluntad Popular
Argentina revela identidade do chefe do grupo terrorista Hezbollah
Peñarol se pronuncia sobre detenção de torcedores no Rio de Janeiro
Faça um comentário