Saiba o motivo histórico pelo qual as eleições dos EUA acontecem às terças-feiras

Foto: reprodução
História e tradição rural explicam a escolha da terça-feira como dia de votação nos EUA.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

As eleições federais nos Estados Unidos são realizadas às terças-feiras desde 1845, uma decisão que remonta a uma era em que o país era predominantemente agrícola. O objetivo era facilitar o acesso ao voto para os moradores rurais, que precisavam de tempo para viajar até os centros de votação.

No século XIX, o domingo foi descartado por ser um dia de culto religioso, e a segunda-feira também foi evitada, pois muitos eleitores teriam que começar a jornada no domingo, quebrando o descanso sagrado.

Mapa antigo dos Estados Unidos da América.

Com a quarta-feira reservada para o comércio agrícola e o sábado dedicado ao preparo para o culto, a terça-feira emergiu como a opção mais prática. Assim, a tradição permanece até hoje, embora novas modalidades de votação, como o voto antecipado e o voto por correio, tenham surgido para acomodar a população moderna.

Nesta eleição, os americanos decidirão não apenas sobre a presidência, com Donald Trump e Kamala Harris disputando o posto, mas também a composição de parte do Congresso, com todos os 435 assentos da Câmara dos Deputados e 35 cadeiras do Senado em jogo.

Leia mais

Apuração inicial aponta disputa acirrada nas eleições dos EUA 2024

Ministério da Saúde envia insumos e medicamentos para apoiar Cuba após passagem do Furacão Oscar

PRF apreende 400 kg de maconha escondidos em caixas de chocolate na BR-050

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*