Três soldados do Texas são acusados de participar de esquema de contrabando de imigrantes

Foto: reprodução
Militares teriam colaborado no transporte ilegal de três pessoas na fronteira do Texas.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

Três soldados da base militar Fort Cavazos, localizada no Texas, enfrentam acusações graves de envolvimento em um esquema de contrabando de imigrantes indocumentados. O caso, divulgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), ocorreu no dia 27 de novembro, na cidade de Presídio, próximo à fronteira com o México.

De acordo com as autoridades, um veículo transportando um cidadão mexicano e dois guatemaltecos foi abordado por agentes da Patrulha de Fronteira (USBP). Durante a ação, o motorista do carro, identificado como Angel Palma, tentou escapar, mas colidiu com outro veículo oficial, causando ferimentos a um agente que estava dentro do automóvel. O passageiro Emilio Mendoza Lopez, um dos militares acusados, foi detido no local, enquanto Palma fugiu a pé, sendo encontrado no dia seguinte em um hotel na cidade de Odessa, Texas.

As investigações revelaram que os soldados envolvidos, Mendoza Lopez e Palma, foram até Presídio para buscar e transportar os três imigrantes indocumentados. Além disso, um terceiro soldado, Enrique Jauregui, é apontado como o responsável por coordenar o esquema e recrutar os participantes.

Mensagens de texto extraídas do celular de Palma, apreendido pelas autoridades, indicam que os três militares estavam cientes do plano e agiram em conjunto.

Os desdobramentos do caso resultaram em acusações formais contra os envolvidos. Mendoza Lopez responde por “introdução e abrigamento de estrangeiros ilegais” e compareceu ao tribunal pela primeira vez no dia 2 de dezembro. Já Palma e Jauregui enfrentam as mesmas acusações, além de “agressão a um agente federal”. Ambos foram presos no dia 3 de dezembro e devem se apresentar à justiça no próximo dia 6.

Até o momento, não há informações sobre a contratação de advogados por nenhum dos acusados. Em nota oficial, um porta-voz da base militar Fort Cavazos declarou que as autoridades militares estão cientes do caso e se comprometeram a colaborar plenamente com as investigações conduzidas pelos órgãos federais, estaduais e locais. A investigação segue em andamento para determinar a extensão das atividades do grupo e identificar possíveis conexões com outras redes de contrabando.

Leia mais

Reforma imigratória promete segurança e eficiência para os EUA

Nos EUA, homem sai para pegar cartas e encontra bebês deixados ao frio intenso

Enigma da mulher havaiana sumida em Los Angeles é finalmente revelado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*