
Guatemalteco deportado retorna aos eua ilegalmente, comete crime e é preso junto a outros três imigrantes clandestinos.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Uma ação das autoridades norte-americanas resultou na prisão de um estrangeiro ilegal que já havia sido deportado e estava foragido por um crime grave. Joel Sac-Tambriz, de 24 anos, foi capturado em 10 de março na cidade de Victoria, Texas, durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), em parceria com outras forças de segurança.
O guatemalteco era procurado pelo homicídio veicular de um homem de 30 anos, ocorrido em 9 de junho de 2024, no Condado de Tarrant.
Ele teria atropelado a vítima e fugido do local sem prestar socorro. Além disso, no momento da prisão, resistiu violentamente, sendo também acusado de agressão a um policial e tentativa de fuga.
Outros três estrangeiros ilegais foram presos na mesma operação: Gustavo Francisco Sohom Sac, 19, Pascual Alexander Guachiac Tzep, 18, ambos da Guatemala, e Runfa Jiang, 29, da China. Eles foram detidos por evasão da prisão e agressão a agentes da lei. Jiang também responderá por ajudar um criminoso a escapar. Todos foram encaminhados para a Cadeia do Condado de Victoria, onde aguardam os desdobramentos do caso.
O Agente Especial de Houston da ICE Homeland Security Investigations, Chad Plantz, ressaltou a importância da atuação das forças de segurança:
“Este é outro exemplo do trabalho extraordinário que está sendo feito em todo o país pelos bravos homens e mulheres da aplicação da lei para localizar e prender estrangeiros criminosos perigosos, membros de gangues transnacionais e fugitivos estrangeiros que estão neste país ilegalmente e colocando em risco a vida de residentes cumpridores da lei. Apesar de todos os rumores falsos e enganosos por aí, eles ainda vêm trabalhar todos os dias e altruistamente colocam suas vidas em risco para proteger suas comunidades locais do perigo e garantir que as famílias, como a do jovem pai que foi tragicamente morto como resultado de uma dessas supostas ações de estrangeiros, tenham uma oportunidade de justiça.”
O histórico de Sac-Tambriz comprova os riscos da imigração ilegal. Ele entrou clandestinamente nos EUA em outubro de 2018, mas foi imediatamente detido pela Patrulha de Fronteira e deportado para a Guatemala em 25 de outubro daquele ano. Mesmo assim, retornou ilegalmente ao país em data e local desconhecidos, permanecendo escondido até sua prisão recente.
O caso reforça a necessidade de fiscalização rigorosa contra criminosos que cruzam as fronteiras ilegalmente, representando uma ameaça à segurança da população.
Leia mais
Rússia analisa proposta dos EUA para cessar-fogo com a Ucrânia
EUA: ICE prende imigrante ilegal salvadorenha condenada por agressão na Virgínia
Bolsonaro denuncia perseguição e alerta: “Querem me tirar do cenário político do ano que vem”
Faça um comentário