
O procurador-geral John Sauer argumenta que alguns dos 176 migrantes detidos são supostamente associados à gangue de rua venezuelana Tren de Aragua.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O governo Trump pediu à Suprema Corte nessa segunda-feira (12) que permitisse a retomada das deportações de quase 200 migrantes venezuelanos detidos no Texas, revogando uma ordem do mês passado que suspendeu temporariamente as expulsões dos migrantes sujeitos à Lei de Inimigos Estrangeiros.
Através de um novo processo judicial impetrado na Suprema Corte, o procurador-geral John Sauer argumenta que alguns dos 176 migrantes detidos são supostamente associados à gangue de rua venezuelana Tren de Aragua, uma organização estrangeira designada como terrorista pelos EUA. “Provaram ser especialmente perigosos para manter em detenção prolongada”, afirmou.
Ainda de acordo com o documento, um agente de campo do Departamento de Segurança Interna (DHS) narrou um incidente recente em que 23 dos migrantes detidos “se barricaram em uma unidade habitacional por várias horas e ameaçaram fazer reféns e ferir agentes do ICE”. O incidente aconteceu no Centro de Detenção Bluebonnet, em Anson, Texas, e os envolvidos foram transferidos para outra unidade do Texas.
Sauer alerta no documento que “a transferência desses prisioneiros para outras instalações, cria riscos contínuos de recrutamento para prisões e expansão das atividades da gangue Tren de Aragua (TdA) dentro dos Estados Unidos”. Ele afirma que o grupo deve ser imediatamente deportado.
Lei de Inimigos Estrangeiros
Há menos de um mês a Suprema Corte emitiu uma rara ordem noturna que impediu temporariamente o governo de usar a Lei de Inimigos Estrangeiros para agilizar as deportações de migrantes ilegais. Menos de duas semanas antes o tribunal tinha autorizado, de forma temporária, o uso da lei pelo governo federal, mas determinou que as pessoas sujeitas à legislação sejam notificadas antes para que possam contestar a deportação.
LEIA TAMBÉM:
Sebrae cria guia turístico sobre imigração japonesa em cidade paulista
Faça um comentário