Bia Souza é eliminada no Mundial de Judô e adia sonho do primeiro título mundial

Foto: Reprodução.
Campeã olímpica cai nas oitavas para croata número 18 do ranking e se despede precocemente da competição em Budapeste.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A campeã olímpica Beatriz Souza deu adeus, nesta quinta-feira (19), ao sonho do inédito título mundial no judô. Vice-líder do ranking mundial na categoria acima de 78kg, a brasileira de 27 anos foi surpreendida pela croata Helena Vukovic, número 18 do mundo, e eliminada nas oitavas de final do Mundial de Judô, em Budapeste, na Hungria.

O combate foi equilibrado, mas Beatriz mostrou pouca iniciativa e acabou penalizada três vezes, sendo derrotada por shidô no golden score. A derrota precoce veio logo na segunda luta da atleta na competição, sua primeira grande participação internacional desde a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Abalada com a eliminação, Bia optou por não conceder entrevistas na zona mista após a luta. No entanto, espera-se que ela se pronuncie ainda hoje por meio da assessoria ou em coletiva oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Apesar da eliminação individual, Beatriz ainda volta ao tatame nesta sexta-feira (20), quando participará da disputa por equipes mistas, modalidade na qual o Brasil conquistou o bronze nas Olimpíadas do ano passado. A equipe brasileira estreia contra o Cazaquistão.

Desempenho abaixo do esperado

Na estreia, Bia já havia demonstrado sinais de instabilidade. Enfrentando Crislayna Rodrigues, de Angola ,apenas a 55ª colocada no ranking, a brasileira teve dificuldade e precisou do golden score para vencer por wazari.

Este é o sétimo Mundial da carreira de Beatriz, que já conquistou uma prata (2022) e dois bronzes (2021 e 2023) na competição. Desde o ouro olímpico em agosto de 2024, ela entrou em ação apenas duas vezes: foi campeã pan-americana no Chile, em abril deste ano, e terminou em quinto lugar no Grand Slam do Cazaquistão, em maio.

Outros brasileiros em ação

Também nesta quinta-feira, o Brasil foi representado no peso-pesado masculino (acima de 100kg) por Rafael Buzacarini. O judoca fez um combate equilibrado na estreia contra o russo Tamerlan Bashaev, medalhista de bronze em Paris, mas acabou derrotado no golden score.

A seleção brasileira ainda tem chances de medalha na disputa por equipes, com foco em retomar o bom desempenho coletivo que marcou a campanha olímpica.

Leia também:

Ministério Público do Rio denuncia Payet por violência psicológica contra ex-affair; caso havia sido arquivado

Forças de segurança do México descobrem túnel clandestino na fronteira com os Estados Unidos

Brasil lança manual inédito para enfrentar contaminação por mercúrio na saúde dos povos indígenas

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*