
O túnel, conectando a cidade mexicana Tijuana a San Diego, nos Estados Unidos, foi localizado em uma residência.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
As forças de segurança do México anunciaram nesta quarta-feira (18) a descoberta de um túnel clandestino conectando a cidade de Tijuana a San Diego, nos Estados Unidos. A estrutura subterrânea com cerca de 350 metros de extensão foi encontrada em uma residência, onde também havia “diversas doses de metanfetamina”, informou a Secretaria de Segurança do México.
De acordo com Laureano Carrillo, secretário de Segurança do estado de Baja California, a operação foi realizada em cooperação com autoridades dos Estados Unidos e não se trata de um fato isolado. Em janeiro deste ano, uma ação conjunta entre o México e EUA encontrou outro túnel clandestino, dessa vez ligando a cidade mexicana Ciudad Juárez à americana El Paso, no Texas.
A descoberta evidenciou uma das estratégias mais eficazes usadas por narcotraficantes para driblar a segurança entre os dois países, no contexto de uma crescente pressão política liderada por Donald Trump, eleito para um segundo mandato em 2024.
A prática do uso de túneis é recorrente ao longo dos 3.100 km da fronteira, sendo essa uma das preocupações do governo republicano para o reforço da região fronteiriça com o México. Trump tem aumentado o efetivo de policiais na fronteira, com o objetivo de impedir a entrada de drogas e imigrantes ilegais no país que governa.
Governo mexicano intensifica operações
No outro lado da fronteira, o governo mexicano intensificou as prisões e apreensões de drogas nas cidades que ficam na divisa com os EUA. A ação acontece em meio às ameaças do presidente norte-americano de impor tarifas ao país sob o argumento de que o México permite a entrada de entorpecentes e imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM:
Brasil lança manual inédito para enfrentar contaminação por mercúrio na saúde dos povos indígenas
Brasil tem até 16 milhões de pessoas com doenças raras, aponta maior estudo já feito no país
Faça um comentário