Forças de segurança do México descobrem túnel clandestino na fronteira com os Estados Unidos

O túnel, conectando a cidade mexicana Tijuana a San Diego, nos Estados Unidos, foi localizado em uma residência. 

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

As forças de segurança do México anunciaram nesta quarta-feira (18) a descoberta de um túnel clandestino conectando a cidade de Tijuana a San Diego, nos Estados Unidos. A estrutura subterrânea com cerca de 350 metros de extensão foi encontrada em uma residência, onde também havia “diversas doses de metanfetamina”, informou a Secretaria de Segurança do México.

De acordo com Laureano Carrillo, secretário de Segurança do estado de Baja California, a operação foi realizada em cooperação com autoridades dos Estados Unidos e não se trata de um fato isolado. Em janeiro deste ano, uma ação conjunta entre o México e EUA encontrou outro túnel clandestino, dessa vez ligando a cidade mexicana Ciudad Juárez à americana El Paso, no Texas.

A descoberta evidenciou uma das estratégias mais eficazes usadas por narcotraficantes para driblar a segurança entre os dois países, no contexto de uma crescente pressão política liderada por Donald Trump, eleito para um segundo mandato em 2024.

A prática do uso de túneis é recorrente ao longo dos 3.100 km da fronteira, sendo essa uma das preocupações do governo republicano para o reforço da região fronteiriça com o México. Trump tem aumentado o efetivo de policiais na fronteira, com o objetivo de impedir a entrada de drogas e imigrantes ilegais no país que governa.

Governo mexicano intensifica operações

No outro lado da fronteira, o governo mexicano intensificou as prisões e apreensões de drogas nas cidades que ficam na divisa com os EUA. A ação acontece em meio às ameaças do presidente norte-americano de impor tarifas ao país sob o argumento de que o México permite a entrada de entorpecentes e imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

Brasil lança manual inédito para enfrentar contaminação por mercúrio na saúde dos povos indígenas

Cirurgia bariátrica é até cinco vezes mais eficaz que Ozempic e Mounjaro na perda de peso, revela estudo dos EUA

Brasil tem até 16 milhões de pessoas com doenças raras, aponta maior estudo já feito no país

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*