Operação do ICE Boston resulta em acusações federais contra salvadorenho que estava morando ilegalmente em Massachusetts

O salvadorenho José Leonardo Gutierrez-Mendez tinha sido deportado dos EUA em 2014, mas voltou a entrar ilegalmente no país em data e local desconhecidos.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na região de Boston, realizada em maio, resultou em acusações federais contra o imigrante salvadorenho José Leonardo Gutierrez-Mendez, que estava morando ilegalmente em Lynn, Massachusetts, após ter sido deportado.

No dia 8 de maio, agentes do ICE Enforcement and Removal Operations Boston prenderam Gutierrez-Mendez em uma ação direcionada. Mais recentemente, no dia 9 de junho, ele foi indiciado pelo Ministério Público do Distrito de Massachusetts sob a acusação de reentrada ilegal nos Estados Unidos.

Patrícia H. Hyde, Diretora Interina do Escritório de Campo do ICE Boston, explicou a situação do imigrante de El Salvador preso na ação do ICE. “José Leonardo Gutierrez-Mendez desrespeitou descaradamente as leis de imigração dos EUA e fixou residência ilegal em Lynn após uma deportação anterior”, disse.

“Não ficaremos de braços cruzados e permitiremos que imigrantes ilegais infrinjam nossas leis repetidamente. O ICE Boston continuará a priorizar a segurança pública, prendendo e removendo estrangeiros infratores de nossas comunidades na Nova Inglaterra”, emendou a representante do governo federal.

Salvadorenho foi deportado em 2014

O ICE deportou Gutierrez-Mendez dos Estados Unidos para El Salvador em agosto de 2014, mas em algum momento, em data e local desconhecidos, ele voltou a entrar no país de forma ilegal. Ele aparentemente residia em Lynn, até ser encontrado e preso pelos agentes do ICE Boston.

Caso seja condenado pelas acusações do Ministério Público do Distrito de Massachusetts, o salvadorenho pode pegar até dois anos de prisão e um ano de liberdade condicional, além de multa de até US$ 250 mil. Após o cumprimento de qualquer pena imposta, ele ainda está sujeito à deportação.

LEIA TAMBÉM:

El Salvador nega pedido da Venezuela a respeito de venezuelanos deportados dos EUA para o país centro-americano

Governo Trump surpreende e revela quem quer ver no lugar de Lula em 2026

Fluminense segura pressão do Mamelodi, empata e avança às oitavas do Mundial de Clubes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*