Trump fecha acordo com a China e mira nova aliança comercial com a Índia

Presidente dos EUA destaca avanços estratégicos e reforça boas relações com potências internacionais.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

Durante um evento realizado na Casa Branca para defender seu pacote de cortes de impostos e revisão dos gastos do governo, o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos assinaram um novo acordo comercial com a China. A revelação ocorreu sem que fossem detalhados os termos do entendimento, mas sinaliza um passo importante na agenda econômica internacional da atual gestão.

Em sua fala, Trump afirmou: “Assinamos com a China ontem. Não vamos fazer negócios com todo mundo”. A frase destaca uma escolha estratégica em favor de acordos bilaterais que priorizem os interesses americanos, característica marcante de sua política externa.

A declaração veio após a divulgação de dados que indicaram dificuldades no desempenho econômico recente dos EUA. O Departamento de Comércio registrou queda de 0,5% no PIB do primeiro trimestre, e as exportações americanas, em maio, sofreram a maior baixa desde 2020, com recuo de US$ 9,7 bilhões.

Apesar do cenário, o presidente demonstrou confiança nos rumos adotados. Ele completou: “Estamos fazendo grandes acordos. Temos um a caminho talvez com a Índia. Nós vamos nos abrir [comercialmente] com a Índia, a China. A relação com outros países vem sendo muito boa”.

Leia mais

Operação do ICE Boston resulta em acusações federais contra salvadorenho que estava morando ilegalmente em Massachusetts

El Salvador nega pedido da Venezuela a respeito de venezuelanos deportados dos EUA para o país centro-americano

Inter de Milão perde quatro jogadores por lesão antes de enfrentar o Fluminense no Mundial de Clubes

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*