
Gol contra nos minutos finais sela derrota por 2 a 1 na Filadélfia; Estêvão marca em sua despedida e inglês seguem para semifinal contra o Fluminense.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Palmeiras mais uma vez viu seu sonho de conquistar o título mundial de clubes ser frustrado pelo Chelsea. Em duelo válido pelas quartas de final da nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa, disputado na última sexta-feira (4) no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), o time brasileiro foi derrotado por 2 a 1. Um gol contra nos minutos finais selou a eliminação da equipe alviverde.
Com mais de 65 mil torcedores presentes no estádio, o Chelsea abriu o placar ainda no primeiro tempo com Palmer. O Palmeiras empatou logo após o intervalo com um belo gol de Estêvão, jovem revelação do clube já negociado com o próprio Chelsea. No fim, um cruzamento desviado por Giay, com leve toque do goleiro Weverton, decretou a vitória inglesa.
Foi a segunda vez que o Chelsea elimina o Palmeiras de uma competição internacional. Em 2021, os dois clubes decidiram o antigo Mundial de Clubes, e os ingleses também venceram por 2 a 1, conquistando o título inédito. Agora, o time azul londrino segue para a semifinal e enfrentará o Fluminense na próxima terça-feira (8), às 16h (horário de Brasília).
Despedida amarga de Estêvão
O gol de empate palmeirense foi marcado por Estêvão, que encerra sua passagem pelo clube com um golaço. Aos 8 minutos do segundo tempo, o jovem atacante recebeu de Allan, driblou Colwill e acertou um chute forte, que bateu no travessão antes de entrar. Estêvão foi vendido ao Chelsea em junho de 2024 por € 61,5 milhões (cerca de R$ 392 milhões) e se apresenta ao clube inglês nos próximos dias.
O duelo teve um clima ainda mais emocional por conta das homenagens prestadas antes do jogo aos jogadores portugueses Diogo Jota e André Silva, vítimas de um acidente de carro na Espanha. O atacante Pedro Neto, companheiro das vítimas na seleção portuguesa, entrou em campo com camisas em homenagem aos amigos e participou da partida.
Jogo equilibrado e falhas decisivas
O primeiro tempo foi de maior domínio do Chelsea, que aproveitou os espaços na defesa palmeirense. Palmer fez 1 a 0 aos 16 minutos. A melhor chance alviverde antes do intervalo foi uma cabeçada fraca de Vanderlan.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou com mais intensidade e empatou cedo. Mas a ausência de peças-chave na defesa, como Gustavo Gómez e Piquerez (suspensos) e Murilo (lesionado), pesou no momento decisivo. Aos 38 minutos, Gusto cruzou da esquerda, Giay desviou para o próprio gol e a bola entrou após toque sutil de Weverton: 2 a 1.
O goleiro, inclusive, era o único titular presente em campo que também enfrentou o Chelsea na final de 2021.
Histórico desfavorável no Mundial
Esta foi a quarta tentativa frustrada do Palmeiras em conquistar o mundo. Além das eliminações para o Chelsea (2021 e 2025), o clube também caiu em 1999, diante do Manchester United, e em 2020, quando teve a pior campanha de um sul-americano na história do torneio, perdendo para Tigres (México) e Al Ahly (Egito).
Apesar de parte da torcida considerar a conquista da Copa Rio de 1951 como um título mundial, a Fifa não reconhece oficialmente o troféu como tal, o que continua alimentando provocações de torcedores rivais.
Leia também:
Projetos que tratam da imigração em Portugal são levados para comissão do Parlamento
Faça um comentário