Escolhendo a sabedoria

Precisamos viver sabiamente em Cristo. Mesmo que muitos não saibam é possível viver de maneira errada mesmo sendo cristão. Como assim?
Na carta de Tiago ele nos fala sobre a sabedoria: Mas a sabedoria que vêm do alto, é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.  Tiago 3:17  devemos entender esta sabedoria como um modo de vida, conduta e até mesmo como a atmosfera das nossas vidas.
Sendo um modo de vida, é preciso ser uma escolha e ela deve ser demonstrada: Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Tiago 3:13.

A sabedoria que vêm do alto é, primeiramente pura, isso implica em integridade moral e espiritual, como conduziremos as nossas vidas. Depois, pacífica. A pessoa se conduz pacificamente, e promove a paz. Moderada: gentil, razoável nos julgamentos,  paciente, humilde, tem uma perseverança que é capaz de se submeter à injustiça, maus tratos sem ódio ou malicia confiando em Deus a despeito de tudo. Tratável, disposta a submeter-se, obediente, se submete voluntariamente. Cheia de misericórdia, aquela pessoa que se compadece com o sofrimento dos outros, que não busca somente os próprios interesses, se dia, se submete, faz para o outro que muitas vezes não merece. De bons frutos porque os resultados da vivência da escolha da sabedoria que vem do alto, produz resultados e estes são excelentes. Sem parcialidade e sem hipocrisia, não dividida, íntegra, verdadeira que age dentro do que é justo.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:18.

Mas, há um segundo tipo de sabedoria, relatado por Tiago, a terrena, animal e demoníaca que também vai produzir seu fruto em nossas vidas, nos diz ele: Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3:15

Eu diria que esta sabedoria é a demonstração da imaturidade, da falta de sobriedade vivida muitas vezes por cristãos salvos, mas que não cresceram na sua fé, que continuam meninos, continuam com atitudes imprudentes, conversas insensatas, dando vazão a seus impulsos, gerando contendas, falando demais, gerando ofensas e não refreando seus pecados, não se arrependem diariamente da sua natureza pecaminosa que chega a ser animal e demoníaca como diz Tiago. Totalmente dirigidos por padrões velhos, da natureza que tinham anterior a Cristo em suas vidas.
Precisamos escolher entre estes dois tipos de sabedoria, porque fomos chamados a caminhada com Jesus para crescermos, nos desenvolvermos e amadurecermos. Em Romanos 8,1 Paulo nos fala que já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, mas complementa dizendo “que não andam segundo a carne”, mas segundo o espírito.

Temos um alvo: ser como Jesus, Paulo escreveu: Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Estatura de varão perfeito citada em outras traduções. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é o cabeça. Efésios‬ ‭4‬:‭13‬-‭15 adaptado. É preciso crescer em tudo na nossa salvação.

A salvação acontece para pessoas que estão mortas em seus pecados e estão vivendo uma vida que leva ao inferno. Encontrando Jesus,  há uma mudança de rota, metanoia, o novo nascimento.

Mas, o crescimento, desenvolvimento e transformação da vida cristã não são automáticos e sim processuais, precisamos ter consciência da necessidade de buscarmos a sabedoria que vem do alto, conhecer quem nos salvou e arrancou das trevas, desenvolver o nosso relacionamento com Deus através da oração, comunhão e leitura da Bíblia. É necessário abraçarmos este processo com amor e perseverança.
Porque quando prontos, nós seremos usados por Deus como igreja, para que outros possam testemunhar a grande transformação que Deus fez em nós.

A salvação é algo maravilhoso, presente exclusivo da graça de Deus, não podemos comprá-la e muito menos merecê-la mas é dom de Deus, vem da bondade do Senhor. E os frutos da transformação de uma vida, que fez uma escolha por viver sabiamente em Cristo depois desta salvação são arrebatadores.
Que possamos viver sabiamente e escolher todos os dias crescer na nossa salvação para que o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja glorificado e vidas continuem sendo salvas.

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*