Estados Unidos anunciam apoio ‘inabalável’ a Israel após ataques

Presidente Joe Biden se reúne com conselheiros de segurança em Washington. Líderes do G7 e Conselho de Segurança da ONU têm encontros marcados
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA 

 

Os Estados Unidos afirmaram neste domingo (14) oferecer apoio inabalável à segurança de Israel, após os ataques iranianos ocorridos na véspera.

O presidente americano Joe Biden se reuniu com conselheiros de segurança em Washington para discutir o recrudescimento do embate no Oriente Médio. Além dos EUA, a União Europeia também condenou os ataques.

“O presidente Biden foi claro: nosso apoio à segurança de Israel é inabalável. Os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã”

Apesar do apoio público, Biden afirmou que os EUA não participarão de eventual contra-ataque de Israel. Neste domingo (14) houve reunião entre os líderes do G7 – grupo de países mais industrializados do mundo –, para articular uma ação “diplomática e unida” em resposta aos ataques, como relatou o site G1. O grupo condenou os ataques iranianos e também pediu cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, região em que Israel está em combate contra o Hamas.

Também está marcada uma reunião de emergência entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o encontro foi convocado a pedido de Israel, que solicita a condenação da investida e a inclusão da Guarda Revolucionária iraniana na lista de organizações terroristas. 

Os ataques iranianos aconteceram na noite do sábado (13), com dezenas de drones e mísseis disparados em direção ao território israelense. O governo de Benjamin Netanyahu monitorou os armamentos e conseguiu desarticular 99% deles sem causar destruição no território, como registrou o Nexo.

A investida contra Israel acontece dias após o Exército de Netanyahu atacar a embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria, deixando mortos militares de alta patente da Guarda Revolucionária. O Hamas, grupo extremista palestino que está em conflito contra Israel, é aliado do Irã, conforme explicou podcast Durma com Essa.

 

• Leia mais:

https://gnewsusa.com/2024/04/brasil-pede-maxima-contencao-e-expressa-preocupacao-com-o-conflito-entre-ira-e-israel/

https://gnewsusa.com/2024/04/blinken-afirma-que-eua-consultarao-aliados-apos-ataque-a-israel-biden-convoca-reuniao-do-g7/

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*