Acusações de armas e drogas: Júri avalia destino de Hunter Biden

Filho do presidente dos Estados Unidos enfrenta acusações de fraude em formulário de compra de arma e violação de leis sobre uso de drogas

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

O julgamento de Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden, atingiu uma fase crucial nesta segunda-feira (10), com um júri de 12 cidadãos de Delaware começando a deliberar sobre as acusações de posse ilegal de arma. Após as apresentações dos argumentos finais tanto pela defesa quanto pela acusação, as deliberações foram retomadas nesta terça-feira (11).

Este caso marca um evento histórico nos Estados Unidos, sendo a primeira vez que o filho de um presidente em exercício é levado a julgamento. As acusações contra Hunter Biden foram apresentadas pelo Departamento de Justiça, liderado por David Weiss, advogado especial nomeado no ano passado para conduzir as investigações.

Hunter Biden, de 54 anos, é acusado de adquirir e manter posse de uma arma enquanto estava sob influência de drogas, violando leis federais. Ele se declarou inocente das três acusações, embora tenha falado abertamente sobre suas batalhas contra o vício em álcool e crack.

 Detalhes das acusações

As duas primeiras acusações estão relacionadas à compra da arma. Nos Estados Unidos, ao adquirir uma arma, é necessário preencher um formulário com o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, declarando que a pessoa está legalmente autorizada a realizar a compra. Hunter Biden é acusado de mentir nesse formulário.

O formulário inclui perguntas como:

  • Você foi condenado por um crime?
  • Você é um fugitivo?
  • Você está no país ilegalmente?
  • Você é um “usuário ilegal ou viciado em” drogas ilegais?

Hunter Biden supostamente respondeu “Não” à última pergunta, o que constitui a base para as duas primeiras acusações.

A terceira acusação diz respeito à posse da arma. É ilegal, segundo a lei federal, possuir uma arma enquanto se está usando drogas. De acordo com a acusação, Hunter Biden teve a arma por 11 dias em outubro de 2018, antes que sua namorada a jogasse em uma lixeira devido a preocupações com a saúde mental dele.

Se condenado por todas as três acusações, Hunter Biden poderá enfrentar até 25 anos de prisão, embora seja improvável que receba a pena máxima como réu primário.

Consequências e reações

O presidente Joe Biden declarou anteriormente que não concederá perdão presidencial ao filho, caso ele seja condenado. Este julgamento é acompanhado de perto por todo o país, não apenas por seu caráter histórico, mas também pela natureza das acusações envolvidas.

O desenlace deste caso poderá ter implicações significativas, tanto na vida pessoal de Hunter Biden quanto no cenário político nacional. As deliberações do júri são aguardadas com grande expectativa, à medida que o país observa atentamente o desenrolar deste processo judicial sem precedentes.

Leia mais 

Vereador eleito é assassinado no oeste do México

Avião com Vice-Presidente do Malauí desaparece dos radares 

Incêndio de grandes proporções em Miami deixa prédio em chamas e uma pessoa foi encontrada baleada 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*